Os serviços de monitoramento e gerenciamento remoto utilizam uma plataforma que abrange várias ferramentas com diversos recursos, e que permite aos prestadores de serviços que a utilizam fazer o gerenciamento remotamente da Tecnologia da Informação (T.I) e segurança dos computadores e redes das empresas. Sendo usado especificamente pelos profissionais de suporte com conhecimentos de T.I, não devendo ser usado por pessoas que não detêm de conhecimento técnico.
Como o próprio nome diz, viabiliza o acesso remoto, permitindo o controle dos computadores de forma otimizada, garantindo segurança nas operações, atualização dos softwares e relatórios das atividades executadas pelos prestadores de suporte.
Qual o objetivo de sua criação?
Tendo em vista ser uma das principais ferramentas de trabalho para prestadores de suporte técnico, é uma plataforma base para gestão e gerenciamento dos serviços de T.I e garante maior segurança dos dados trafegados na empresa.
Prevenção e pró-atividade são algumas de suas funções. Na sua utilização no dia-a-dia, o profissional responsável pelo suporte técnico pode ter um monitoramento completo, podendo até mesmo prever cada possível problema na rede de computadores de uma empresa, como necessidades de manutenção, que se não executadas podem implicar numa parada inesperada em seus equipamentos.
A integração de ferramentas que reúne informações e dados sobre as aplicações e o hardware que está em funcionamento da rede de computadores da empresa contratante dos serviços.
Dentre as suas tarefas estão presentes:
- Controle de computadores de maneira otimizada;
- Segurança dos computadores e das redes da empresa;
- Atualização de softwares;
- Viabilização de acesso remoto;
- Inventário das atividades realizadas pela equipe de suporte;
Para entender melhor como ele funciona, imagine que um terminal principal do MSP (nós já temos um conteúdo falando sobre esse assunto, e para lê-lo é só clicar aqui) encontra scripts de códigos de alguns agentes que estão instalados nos ativos e equipamentos que precisam ser gerenciados.
Esses agentes fazem um levantamento de dados relevantes, e após esse levantamento envia essas informações para o software de gerenciamento e monitoramento, além disso outras atividades podem ser realizadas também, dentre elas a atualização de sistemas.
Desta maneira, caso algum problema possa acontecer, é gerado um aviso através do agente instalado que envia a informação para o software e, consequentemente ao prestador de serviços gerenciados.
É feita uma catalogação dos problemas por ordem de prioridade, o que ajuda o MSP a decidir as suas soluções de acordo com as urgências.
Vale ressaltar também, que os dados são mostrados através de um dashboard ou relatório, permitindo que seja possível verificar o estado de todos os equipamentos e ativos relacionados ao T.I do cliente.
Integração de ferramentas
A integração de diversas ferramentas torna-se uma vantagem aos usuários do serviço de monitoramento e gerenciamento remoto, como:
- Backup;
- Antivírus gerenciado;
- Recuperação;
- Proteção WEB;
- Segurança contra a violação de dados;
Por funcionar como uma central de conhecimento, o software de gerenciamento e monitoramento consegue gerar uma enorme quantidade de dados sobre a T.I do seu cliente e juntar todas as informações em relatórios.
Isso lhe proporciona um amplo conhecimento da situação e infraestrutura da sua T.I.
Através de um acesso remoto, os prestadores de serviço fazem um monitoramento detalhado e frequente para analisar diversos que julguem relevantes para um bom funcionamento dos seus equipamentos.
Busquem sempre uma prestadora de serviços que disponha de profissionais qualificados para executar todas as atividades que sua empresa necessita, a InfoControl tem as melhores soluções para você.