Cada vez mais empresas têm optado pelos serviços gerenciados de TI, também conhecidos como Managed Services, porque eles geram maior eficiência operacional, evitam o tempo ocioso de ativos de tecnologia, garantem a segurança, alinham processos, pessoas, ferramentas e gestão da TI, melhoram o desempenho da TI como um todo. Tudo isso com um custo bem mais baixo e faturamento previsível, onde você, cliente, saberá com grande precisão seus gastos no gerenciamento de TI.
Muitos ainda podem pensar que somente a TI das grandes empresas precisam adotar o modelo Provedor de Serviços Gerenciados (MSP). A verdade é que com o avanço da tecnologia e as mudanças de mercado o modelo tornou-se indispensável para pequenas, médias ou grandes empresas.
A necessidade da redução de custos, otimização do tempo e aumento da produtividade fazem com que mesmo as pequenas empresas busquem pela adoção do modelo MSP.
Break Fix vs MSP
O modelo Break / Fix – “Quebrou / Concerta”, provavelmente ainda é o mais utilizado, se caracteriza pelo serviço reativo, o técnico somente atua quando um problema ocorre ou um cliente reclama.
O Provedor de Serviços Gerenciados (MSP) se caracteriza pelo serviço pró-ativo, atuando no monitoramento e prevenção dos problemas da infraestrutura. Podemos dizer que consiste na evolução do modelo Break / Fix, a abordagem proativa 24/7 garante a solução de problemas mesmo antes deles ocorrerem, proporcionando menos estresse e maior economia para sua empresa.
Embora a curto prazo o modelo Break / Fix represente um menor custo com a TI, a maioria das empresas já perceberam que a longo prazo pela falta de planejamento operacional, monitoramento e as seguidas interrupções na infraestrutura, causam um impacto na organização geral da empresa e aumento dos gastos com a TI, fazendo com que esse modelo seja gradativamente abandonado.
Maior flexibilidade operacional
Apesar dos benefícios oferecidos pela tecnologia, para se manter relevante no mercado, as empresas devem estar abertas e atentas às novidades que surgem. Um empresário atento pode identificar rapidamente uma oportunidade que pode ser aproveitada em seu ramo de atuação.
Porém, por não ter uma equipe de TI preparada, você pode ter dificuldades em implantar uma nova plataforma que atenda às suas necessidades. Imagine que, para reduzir os custos de armazenamento, o empreendedor decida migrar os dados para a nuvem. Por não ter uma equipe especializada no assunto, você precisará capacitar ou procurar pelos colaboradores especialistas no assunto, o que pode tomar tempo até finalizar a implantação.
Por esse motivo, você deve buscar uma solução flexível, de forma que possa delegar a tarefa para uma equipe já preparada para realizar as alterações.
Seguindo o exemplo anterior, caso o gestor faça uma parceria, você poderá contar com profissionais qualificados para implantar a solução em nuvem para a sua empresa, sem precisar lidar com questões burocráticas de contratações e treinamentos para preparar os funcionários.
Como a mudança é pontual, ao terminar a transição de plataformas, você pode contatar a empresa responsável para realizar outras operações em sua companhia, caso necessite, tornando o trabalho flexível para demandas pontuais.
Tenha monitoramento 24 horas
Dentro das companhias, é possível que o gestor tenha a preocupação de manter um serviço funcionando durante 24 horas por dia. Porém, por conta das limitações de um colaborador tradicional, essa se torna uma alternativa difícil.
Diferente das tradicionais equipes de TI, que precisam cumprir o seu horário de trabalho, ao contratar um serviço especializado, a parceira pode oferecer planos de monitoramento 24 horas por dia.
Dessa forma, o grupo capacitado pode não apenas corrigir problemas encontrados, como prever possíveis perdas de performance, como falhas de conexão com a internet (para evitar a queda do e-commerce, independentemente do horário), ou até mesmo falhas na impressora, por exemplo, evitando que a equipe fique sem apoio em momentos críticos.
Redução de custos
Ao direcionar os funcionários para cuidar de processos estratégicos, você não correrá o risco de ter um colaborador parado por falta de tarefas, como ocorria antes, um problema que pode poupar grandes custos não planejados.
Como os funcionários são pagos para tarefas pontuais, a espera pelas ocorrências pode se tornar uma grande despesa para a sua companhia. Com um plano bem estruturado, a flexibilidade oferecida pelas empresas parceiras permite organizar melhor o seu orçamento.
Ao verificar em quais setores a equipe contratada deve atuar, você não terá os problemas encontrados na contratação tradicional de um colaborador, como precisar pagar o salário e outros encargos, independentemente da demanda existente, por exemplo. Já a solução permite pagar apenas pelo serviço contratado.
Vale ressaltar que para a realização desses serviços é preciso contratar uma empresa com compromisso de mercado e profissionais qualificados para desenvolver todas as atividades que sua empresa necessita.
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