Pular para o conteúdo

O que é TEF? Saiba suas vantagens

Alguma vez você já deve ter se perguntado como funcionam as máquinas de cartão dos estabelecimentos comerciais. Ou como uma empresa faz para receber o dinheiro de todas as vendas mensais realizadas.

            Bom, inicialmente vamos lhe dizer que o termo “maquinas de cartão” não seria muito apropriado, porque por mais que visualmente elas sejam todas parecidas, existem diferenças drásticas por trás do sistema de funcionamento de cada uma delas. Além do TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) existe também o POS (Point Of Sale) Ponto de venda. Ambos possuem modalidades, normas, limites e mensalidades. Mas as vantagens que o TEF oferece em relação ao POS são significativas.

Como funciona o TEF?

            É comum que as pessoas não saibam a diferença entre TEF e POS, pois para elas o que conta é o pinpad (máquina de cartão). O TEF é o sistema que faz a captação de todas as transações financeiras realizadas no pinpad e através da internet as envia para a rede utilizada pela empresa para que sejam computadas.

            O software instalado no computador do estabelecimento comercial juntamente aos pinpads conectados aos caixas concretizam as vendas, mas é o TEF que faz a conexão entre o sistema do banco ou financeira do cartão e a conta do estabelecimento. 

Vantajoso porque aceita vários tipos de bandeira

            O TEF tem a vantagem de trabalhar com uma vasta variedade de bandeiras, fator que faz com que haja uma abrangência maior de consumidores. Perder vendas porque o estabelecimento não aceita uma determinada bandeira de cartão, nunca mais. 

Mais economia

            No POS, normalmente é necessário pagar uma mensalidade para cada máquina no estabelecimento além de uma taxa previamente negociada por cada transação realizada, no TEF a mensalidade é inexistente. 

O que são as adquirentes?

            Adquirente, operadora ou credenciadora são as empresas responsáveis pelas transações financeiras, como a Cielo, Rede, GetNet, Stone entre outras.

As adquirentes possuem um importante papel, pois são elas que analisam e aceitam os estabelecimentos para se credenciarem ao sistema e passarem a aceitar pagamentos com cartões.

A adquirente também faz a comunicação das transações financeiras entre o ponto de venda e as bandeiras – AMEX, Visa, Mastercard, Elo, Hipercard etc.

Melhor gestão financeira para seu estabelecimento

Essa talvez seja uma das melhores vantagens do TEF para sua empresa.

O comerciante que já utiliza a maquininha POS sabe como é difícil contar todos os comprovantes de venda, um a um, para fechar seu caixa no final do dia.

E se as contas não baterem então, fica quase impossível descobrir o erro. Com o TEF esse problema não existe, já que a própria ferramenta te fornece relatórios detalhados de todas as transações que podem ser confrontados com as vendas no ponto de venda.

Agilidade no caixa

            As transações com TEF são rápidas e levam pouquíssimos segundos para serem finalizadas, evitando aquelas filas enormes, principalmente quando o operador de caixa precisa manusear o POS digitando valores.

Sem contar os problemas de conexão e comunicação com as centrais das operadoras, que geram demora e espera dos clientes.

Sem risco de errar os valores das transações

            Todo comerciante já deve ter enfrentado algum problema do gênero e sabe que isso é bem desagradável, tanto para o estabelecimento quanto para o cliente.

Por exemplo, em dias mais movimentados, o operador de caixa, na pressa acaba digitando R$ 5,00 invés de R$50,00 ou o contrário – em ambas as situações acontecem desgastes e prejuízos, ainda mais quando o cliente retorna exigindo o estorno.

O trâmite de cancelamento com a operadora costuma ser lento e muitas vezes, bastante burocrático.

Já o TEF evita tudo isso, já que o valor da venda é enviado direto pelo software de automação para o PINPAD.

Ou seja, o valor que foi fechado o cupom será o mesmo valor cobrado do cliente.

Prevenção de fraudes

Infelizmente, a indústria de fraudes está cada vez mais presente nos pontos de vendas.

Talvez muitos nem imaginem que esse tipo de situação exista, mas tem se tornado cada vez mais comum.

E como isso acontece?

Em algum momento de distração do operador de caixa, alguém muito mal-intencionado pode trocar as maquininhas de POS sem que o mesmo perceba.

Isso acaba favorecendo uma terceira parte que nada tem a ver com o estabelecimento e o pagamento acaba sendo direcionado para a conta do aplicador de golpes.

Segurança Garantida

O TEF opera com o PINPAD, que permanece fixo praticamente na mira do operador, evitando que qualquer pessoa possa desloca-lo para cometer alguma fraude.

Conciliação Bancária

Para clientes que utilizam o TEF existe a possibilidade da contratação de um serviço extra de conciliação bancária, que permite confrontar todas suas vendas via cartão com os recebíveis no banco.

Você pode inclusive conferir se as taxas descontadas estão corretas e se você está recebendo tudo direitinho na sua conta. Gostou das vantagens de um sistema TEF? Conheça as vantagens de utilizar os serviços da InfoControl, e descubra nossas soluções inteligentes para o seu negócio.

FAÇA PARTE DA NOSSA NEWSLETTER E SAIBA MAIS SOBRE NOSSOS CONTEÚDOS E MATERIAIS GRATUITOS

loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *