Mercadinho/minimercado pode ser uma das opções de pequenos negócios mais interessantes para investir hoje em dia! Principalmente se você mora em cidades pequenas ou em bairros afastados do grande comércio, são ótimos locais para instalar esse empreendimento.
Enquanto o supermercado comercializa uma grande variedade de produtos e marcas, em área construída ampla, os mercadinhos são conhecidos por serem estabelecimentos de pequeno ou médio (as vezes também grande) porte que vendem produtos de necessidade básica e utilitários do dia-a-dia.
Outra característica do mercadinho/minimercado é ser um ponto de referência para uma comunidade local. Na maioria das vezes, aquele mercadinho é o único lugar que as pessoas da região podem comprar algo. E isso termina criando uma relação mais próxima além do vínculo afetivo.
E engana-se quem acha que por detrás de um negócio aparentemente pequeno, não existem cifras expressivas: um mercadinho/minimercado com um único caixa pode faturar até R$ 594 mil por ano. Quando há dois caixas, o faturamento aumenta praticamente quatro vezes: R$ 1,97 milhão anualmente.
Por essas e por outras, montar um mercadinho/minimercado é uma opção bem interessante para quem quer investir em um negócio próprio e mora em uma cidade pequena ou em um bairro afastado do centro.
Nesse e-book vamos lhe mostrar um passo a passo com dicas desde a escolha do local, até a finalização do processo.
- Como escolher a localização do mercadinho;
- A organização e layout adequados para o minimercado;
- Equipamentos adequados;
- Dicas para montar a sua equipe;
- Orçamento necessários;
- Mais dicas para o sucesso do mercadinho.
- Sistema necessário para o seu mercadinho/minimercado
Vamos começar?
Como escolher a localização?
A definição da localização do seu mercadinho é um dos passos mais estratégicos de todo processo para o sucesso do seu negócio, então é preciso ficar atento para o escolher o melhor lugar possível para o seu estabelecimento.
Devo me afastar da concorrência?
Uma das conclusões levantadas por alguns especialistas em negócios é a que: quando mais próximo você possa estar a sua concorrência, melhor. É claro que que os demais fatores são de importante influência, mas seguir a lógica desse pensamento é bem simples: você não vai precisar se desgastar com um trabalho que já está feito. Por mais que seu concorrente não tenha feita a escolha da sua localização baseada em estudos e planejamento, ele de certa forma já atraiu um público significativo, e cabe a você mostrar o seu diferencial e conquistar esse público.
Ainda assim, não esqueça de levar em consideração um espaço com possibilidade de expansão, pois com o passar o tempo e o crescimento do seu negócio a necessidade de expandi-lo virá.
Outro ponto importante que precisa ser levado em consideração na escolha da localização do mercadinho é o público-alvo. O conceito é simples: são os seus consumidores, aqueles que guiarão todas as ações do negócio.
Assim, para decidir a localização da loja com eficácia, o empreendedor deve definir a estratégia e estruturar todo o modelo de negócio do mercadinho com base em informações coletadas sobre essa fatia da população.
Além disso, é importante ter em mente quais são:
- Concorrentes próximos;
- Bairros residenciais de fácil acesso;
- Condições do terreno ou do imóvel;
- Fluxo de pessoas;
- Visibilidade;
- Ruas e avenidas de acesso ao minimercado;
- Iluminação, estacionamento e segurança.
Alguns cuidados que devem ser levados em consideração.
Evitar locais que fiquem em frente a paradas de ônibus, além da visibilidade ficar comprometida por conta da possível aglomeração, as pessoas que descem do ônibus tendem a não fazer uma observação ampla do seu redor, o que vai fazer com que o seu mercadinho/minimercado passe despercebido. Também dificilmente alguém que está esperando o transporte coletivo vai se dispor a entrar em alguma loja para comprar algo, pois essa ação pode fazer com que a mesma perca o ônibus que está esperando.
Evite locais que causem sensação de insegurança, praças mal iluminadas e ruas muito desertas, além de não proporcionar ao mercadinho/minimercado um bom fluxo de pessoas, pode deixar o ambiente mais propício a assaltas e furtos.
Procure evitar locais que sejam em segundo andar ou acima, locais que necessitem subir escadas ou semelhantes podem dificultar o acesso de alguns clientes, e também ter um fluxo menos de pessoas.
Seguir essas dicas irá lhe ajudar na hora de estabelecer a melhor localização para o seu negócio…
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