Pequenos e médios empreendedores precisam lidar com todas as dificuldades de seus respectivos ramos, além da concorrência das empresas de grande porte. E para conseguir se destacar em um mercado cada vez mais acirrado, o conhecimento sobre o desempenho de cada setor de seu negócio pode fazer toda a diferença. No decorrer deste post, serão abordados assuntos fundamentais para garantir o sucesso de qualquer empresa. Além disso, serão expostos alguns cuidados que os empreendedores precisam tomar para assegurar a sua margem de lucro em um período de instabilidade financeira. Na primeira parte deste conteúdo, a importância de uma vitrine bem elaborada será defendida com informações estatísticas, as quais comprovam que algumas medidas simples podem aumentar as suas vendas de maneira impressionante. Logo após, as ações e estratégias de marketing serão discutidas para mostrar como a propaganda pode impulsionar qualquer negócio, independentemente de seu tamanho. O planejamento do estoque de uma empresa também possui um espaço destacado nesse e-book, pois é fundamental para a saúde financeira de qualquer negócio, da mesma forma que as informações, abordando os meios de pagamento e das novas possibilidades deste setor. Encerrando essa publicação, o empreendedor terá a oportunidade de conhecer nossas soluções, pensadas de maneira inteligentes para cada necessidade do seu negócio, que vão desde prestação de serviços, até softwares inteligentes para otimização e gestão da sua loja. Boa leitura.
A importância da vitrine
A vitrine de um estabelecimento comercial tem o objetivo de atrair a atenção das pessoas e incentivá-las a entrar e comprar alguns produtos. De acordo com informações publicadas no Portal G1, cerca de 80% dos desejos de compra do consumidor acontecem em função da vitrine, sendo esta a primeira e uma das mais importantes formas de venda da loja. Com uma técnica apurada e muita criatividade, é possível criar uma vitrine interessante em todas as lojas. De acordo com levantamento do Point-Of-Purchase Advertising Institute (POPAI), 71% das decisões de comprar algum item acontecem dentro da loja. Consequentemente, a vitrine faz parte deste espaço, o que significa que ela tem influência direta no despertar do interesse dos consumidores ao expor os itens da loja, as promoções, revelar o estilo e a média dos valores cobrados naquela loja.
Ações e estratégia de marketing
Muitos empreendedores têm o hábito falho de mesclar, sob uma mesma definição, ações e estratégias, causando muitas vezes uma confusão entre estratégia de negócio com a ação para promover o seu empreendimento. Essa falha evita que os envolvidos no ramo consigam desenvolver uma visão acertada sobre o encadeamento de processos e de suas prioridades.
Estratégia de marketing
As estratégias de marketing estão relacionadas ao que o setor de marketing necessita realizar para prestar auxílio à estratégia de negócio da empresa. Geralmente, é feito um documento – que é o plano de marketing -, alinhado aos intuitos e estratégias de negócio, que atua como uma espécie de guia para o setor de marketing realizar as suas ações.
Ações de marketing
Para se determinar uma estratégia de marketing, é necessário questionar alguns pontos:
- Qual é a função do marketing para concretizar as estratégias de negócio da companhia?
- Quais as companhas e as iniciativas o marketing precisa realizar para desempenhar a sua função?
- Qual será o alvo de todas essas campanhas?
As ações podem ser consideradas um nível abaixo e determinam os mecanismos que devem ser usados para colocar a estratégia em prática. Para não se perder a visão do negócio e nem o foco do seu objetivo, o marketing deve inserir ferramentas que auxiliem a conexão e o alimento de estratégias e ações, conforme os planos traçados pela empresa. Para ter sucesso nesse planejamento, deve ser feito um programa em três fases: planejamento da campanha, entregas de marketing e ações.
Fica evidente que as soluções de automação de marketing podem fazer toda a diferença para a sua equipe de marketing se empenhar mais em um aspecto de estratégia e oferecer informações de grande valia para agilizar os ajustes das suas respectivas campanhas.
Por mais pequeno que seu negócio possa ser, você precisa por em mente que sua atual realidade não é o seu destino final, então, mesmo que pequenas, faça ações que possam fidelizar seus clientes, como o compre 1 leve 2, destine um produto que será viável para você e aplique essa ação.
Continue a leitura deste conteúdo através do nosso E-book “Como impulsionar as vendas da sua loja”. O manual com dicas completas para melhorar o seu fluxo de vendas. Para acessar é só clicar aqui.