É natural que um empreendimento que possua infraestrutura e soluções modernas se destaque dos seus concorrentes, com os restaurantes isso não seria diferente. Se procurar a palavra “automatizar” em qualquer dicionário, você encontrará basicamente os mesmos sentidos, fazer uso de máquinas, eletrônicos e tecnologias em geral para agilizar e otimizar processos.
Partindo dessa pequena informação, já podemos identificar a necessidade e os benefícios que esse investimento traz para o seu negócio.
Ao automatizar os serviços do seu restaurante você vai descomplicar diversas atividades, que vão desde o atendimento ao cliente, até o gerenciamento do seu negócio.
Só quem gerencia um estabelecimento sabe o quanto é difícil cuidar de todos os detalhes do negócio: estoque, fluxo de caixa, atendimento, pedidos, contratações, limpeza, fornecedores e por aí vai. Com tantas coisas para se preocupar, não é incomum que os profissionais cometam erros e falhas. Por isso, uma boa ajuda é muito bem-vinda.
No decorrer desse artigo, você vai compreender a importância e necessidade de contratar um serviço de gestão para o seu restaurante e quais as vantagens de adotar essa ferramenta. Boa leitura.
Porque sistemas de gestão são importantes para restaurantes?
Pequenos erros, quando cometidos de forma contínua e periódica, podem ir se acumulando e acabar comprometendo o funcionamento do restaurante. Com certeza você já se deparou com clientes insatisfeitos, impacientes e que nunca mais foram vistos no estabelecimento por simples erros e falhas de gestão.
Automatização dos processos
A adoção de um sistema de gestão para restaurante ajuda os gestores e toda a equipe a automatizar alguns dos processos para poupar o tempo dos funcionários e oferecer uma experiência de atendimento de qualidade.
Imagine um restaurante que atende presencialmente e ainda faz entregas. Além de anotar cada um dos pedidos e atender os clientes com simpatia e eficiência, é preciso ainda realizar o cadastro de cada um dos seus consumidores, fazer o controle de estoque, realizar as contratações e cuidar de outras atividades que demandam muito tempo.
Com a tecnologia, no entanto, os tempos mudaram. Hoje os serviços são concluídos em um menor tempo e carecem de menor esforço, facilidade essa proporcionada pela otimização e informatização dos processos. Com a automatização, trabalhos que antes eram feitos manualmente passaram a ser realizados com o auxílio da tecnologia.
Produtividade e qualidade
Um sistema de gestão para restaurantes impacta diretamente na qualidade do atendimento, já que os próprios colaboradores podem contar com ferramentas digitais que lhes auxiliem na execução das tarefas diárias. Assim, o tempo de espera do cliente diminui.
O sistema se encarrega de detalhes e controles importantes que muitas vezes não recebem a devida atenção dos funcionários, que costumam ter uma rotina atarefada e corrida. Assim, sobra mais tempo para se dedicar a outras atividades.
Pense que: quanto mais a automatização for aplicada a empresa, mais produtiva ela se torna. A maioria dos sistemas de gerenciamento oferecidos no mercado possibilitam que o empreendedor use módulos separados de acordo com as necessidades do seu negócio reduzindo, assim, os custos.
Mais destaque que a concorrência
Um ambiente automatizado e tecnológico é, também, um lugar agradável para estar. Afinal, quem não quer frequentar um ambiente que demonstre preparo para receber seus clientes?
Infelizmente, há muitos restaurantes que parecem parados no tempo, por isso aqueles que trazem ao público diferenciais que transformam a estadia do cliente, se destacam.
É provável que você conheça alguém – ou, ainda, é essa pessoa – que evita sair de casa para evitar momentos de estresse com fila, mau-atendimento e desorganização do ambiente frequentado.
Imagine a seguinte situação: o cliente vai a um restaurante que tem uma comida muito saborosa, mas o tempo de espera para fazer o pedido e para receber o prato foi muito grande. Chato não é mesmo? Não adianta o restaurante oferecer um produto de qualidade se a experiência do cliente, como um todo, não é satisfatória.
Se os processos são melhores, desde antes do pedido, o resultado é que a experiência é mais satisfatória para o cliente. A comida é mais gostosa, o atendimento tem mais qualidade e tudo reflete uma imagem mais positiva do restaurante.
Como consequência, a satisfação do cliente aumenta, o que colabora para a sua fidelização. Além do retorno do cliente, automatizar seu restaurante pode gerar indicações para outras pessoas, o que permite um aumento das vendas e do faturamento.
Autonomia para seu cliente
À exemplo do cardápio digital, a automação de um ambiente gastronômico traz ao consumidor autonomia. Com o auxílio de tecnologias como essa, disponíveis em seu restaurante, o cliente tem a opção de manusear, pedir, retirar, pedir novamente e, ainda, deixar sugestões e feedbacks.
Isso tudo sem precisar chamar a todo instante um funcionário ou responsável pelo estabelecimento, podendo usufruir das refeições sem pressa e sem pressão.
Quando uma tarefa é automatizada, as informações são enviadas e recebidas de maneira mais rápida. Em um restaurante, isso significa que o seu garçom pode, por exemplo, emitir um pedido para a cozinha direto da mesa sem precisar se deslocar para um outro ponto. A cozinha, por sua vez, tem maior controle na hora de preparar os pratos.
Em uma abordagem mais prática, esse tempo de atendimento também se relaciona à equipe de uma forma geral. Entretanto, com tarefas mais automatizadas, há mais disponibilidade de garçons, por exemplo, o que permite uma melhor absorção do fluxo de clientes.
As tecnologias para restaurantes também reduzem o tempo de resposta e problemas, muitas vezes evitando que eles ocorram durante a operação.
Quando falamos de estoque, por exemplo, é possível acompanhar o volume de pedidos no dia ou no mês, assim como os níveis de estoque dos produtos. Isso permite que a gestão reaja mais rapidamente a falta de insumos, empreendendo ações que levem a efeitos positivos e evitando falhas no atendimento ao cliente.
Controle total do seu estoque
Além da preocupação com o fluxo de pedidos, ainda é preciso gerenciar toda a parte de estoque, desde o dinheiro disponível para abastecê-lo até as contas a pagar e a receber.
Quando não há uma gestão eficiente do estoque, fica impossível calcular os lucros do negócio e abater gastos que podem ser rastreáveis e reduzidos. Além disso, a falta de controle compromete todo o funcionamento do restaurante, correndo o risco dos estoques se esvaziarem sem que o gestor se dê conta.
Um sistema de gestão para restaurantes irá calcular todos esses fatores de forma rápida e sem equívocos, a quantidade de insumos disponíveis e os lucros reais trazidos por cada pedido entregue.
Dê praticidade ao seu negócio
Além da autonomia fornecida ao cliente, a automação de seu restaurante traz praticidade para o negócio, descomplicando os seus processos internos.
Por exemplo, um atendimento automatizado reverbera na agilidade da cozinha e – assim por diante – enquanto você pode se concentrar, de fato, nos negócios e no bem-estar da sua clientela.
Por fim, é preciso lembrá-los que ter um restaurante automatizado e tecnológico não significa apenas fornecer wi-fi free para os consumidores, ok? Ter um negócio prático, ágil, descomplicado e intuitivo sim.
A medida que seu negócio for crescendo, suas necessidades de investimento em ferramentas irão aparecer cada vez mais. Portanto, por que não iniciar uma automação logo, e após adaptar de acordo com o surgimento das necessidades? Esse investimento é de extrema importância para o sucesso do seu negócio. Mas não esqueça, busque sempre empresas que sejam referência na sua região, e disponham de profissionais qualificados para atender suas necessidades. A InfoControl, tem soluções inteligentes para o seu negócio, conheça todas elas e escolha a que mais se adéqua às suas necessidades.