Conseguir ter excelência na gestão de um estabelecimento é um desafio. Para garantir a manutenção e organização da loja, é preciso criar uma checklist, que te ajude a identificar quais ações devem ser executadas. O cliente só terá uma experiência positiva no seu estabelecimento, se estiver em um ambiente ordenado, estruturado e agradável, fator que faz toda a diferença na fidelização desse consumidor, com a sua empresa.
É por isso, que no artigo de hoje, vamos dar dicas de ações que são indispensáveis na hora de planejar a gestão da sua loja. Boa leitura.
Mantenha um ambiente sempre limpo
Manter uma loja limpa, principalmente quando está movimentada não é tarefa fácil, mas é um dos pontos indispensáveis para assegurar o bem estar do seu cliente, então, deve ser observados por todos.
Manter um cronograma de limpeza junto a sua equipe é essencial, e lógico, caso você disponha de funcionários destinados a essa tarefa as coisas se tornam mais fáceis, mas devemos lembrar que a manutenção de um espaço limpo é de responsabilidade de todos os colaboradores, independentemente de sua função. Colaboradores como caixas por exemplo, podem cuidar da manutenção e limpeza do seu espaço individualmente.
Tenha um estoque organizado
Organizar seu estoque é parte importante da gestão, porque o produto é sua maior ligação com o cliente. Tenha controle de todos os itens que entram e saem do estoque e organize os produtos com uma lógica que faça sentido para o consumidor. Mantenha alimentos em ambientes que os conservem, para evitar perdas. Na hora de organizar as gôndolas, separe os setores e coloque os principais produtos em posições estratégicas, isso irá facilitar para que o cliente localize os produtos que está procurando, o que também pode ser benéfico para você, pois a organização dos seus itens pode instigar o consumo dos clientes.
Internamente, seu estoque deve ser sempre organizado e controlado, tanto para evitar perdas quanto a falta de produtos que tem grande saída, um estoque saudável é fundamental.
Tenha um sistema de gestão
Você já deve ter visto aqui várias vezes nossos conteúdos falando sobre as vantagens de implantar um sistema de gestão no seu negócio, mas vale a pena lembrar que é quase impossível ter uma boa gestão sem o auxílio de ferramentas que otimizem suas atividades. Com um sistema automatizado, você tem o controle dos processos internos, controle de caixa e consegue identificar quais ações precisam ser colocadas em prática. Essa é a melhor forma de manter a organização da sua empresa, já que no sistema ficam armazenados todos os dados relevantes do estabelecimento. E através dele, você terá todas as informações necessárias para lhe ajudar em tomadas de decisões assertivas, planejar suas atividades, e gerir a equipe.
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Organizar suas atividades
Mais importante do que completar as tarefas da checklist, é desenvolver estratégias para manter essas atividades em dia. Para isso a organização das suas atividades é fundamental. Informações de controle, para que você possa definir um intervalo de tempo para a execução das ações e seus resultados, definir quais ações são necessárias para solucionar eventuais problemas que possam acontecer no seu negócio e etc, você melhor que ninguém conhece as necessidades do seu negócio. Cronogramas também devem ser usados, com a função de organizar horários e tarefas.
Como você pode ver, essas são ações que não podem faltar na sua checklist, se você quiser manter o seu estabelecimento em ordem. Tenha sempre em mente, a necessidade de deixar a sua loja com o ambiente mais agradável possível, para garantir a satisfação dos seus clientes, e não esqueça, qualquer ferramenta que auxilie você nessas tarefas é um ótimo investimento, é preciso enxergar a longo prazo e identificar sua necessidade hoje, então um sistema de gestão é indispensável para sua loja desde o início das atividades.