Sendo uma das datas sazonais mais importantes do ano para o varejo, o dia das mães é bastante tradicional e valorizado pelos consumidores, principalmente aqueles que buscam conforto e boas opções na hora de fazer suas compras. Para que sua loja tenha destaque em meio a tantos concorrentes, você precisa desenvolver estratégias que aproximem o seu cliente, e hoje, vamos te dar algumas dicas simples mais eficazes para você vender mais no dia das mães, boa leitura.
Entenda seu cliente
Antes de planejar qualquer ação, é preciso que você entenda as características do seu público. Você precisa saber o que ele procura, quais são suas necessidades, para que tenha um planejamento personalizado e que chame atenção. Seu cliente estará em busca de um presente para alguém muito especial, e ele precisa estar seguro e confortável para decidir o momento e local da compra.
Avalie as suas ações de datas anteriores
No ano anterior, quais ações você tomou para ter melhores vendas no dia das mães? Fazer um balanço geral dessas ações é bem interessante na hora de planejar as ações desse ano, verificar os erros e acertos é essencial para ajudar no seu planejamento. Não desconsidere essa etapa, o planejamento é essencial para que você obtenha bons resultados e evite que aconteça tudo de última hora.
Esteja presente no meio digital
Além de aperfeiçoar o relacionamento do seu supermercado com o cliente, a internet é um importante meio de atração de novos consumidores.
Independente da ação que você fizer, sem uma boa divulgação ela terá grandes possibilidades de ser um fiasco total, tenho certeza que isso você não quer, não é mesmo?
Que tal criar um hashtag e colocá-la nas legendas dos conteúdos que você postar? Por exemplo: #diadasmãessupermercado #diasdasmãeséaqui e etc,
Lembre-se, no atual mercado, não ter presença digital é estar quase invisível aos olhos do seu cliente.
Destaque seus produtos
Pode parecer algo simples, mas a organização das suas gôndolas pode influenciar no interesse de compra do cliente. É nesse momento, que os produtos especiais das datas devem estar em destaque, para facilitar a identificação do seu consumidor. A data é do dia das mães, então, dê preferência para produtos femininos, de cuidado pessoal. Itens comumente usados para almoços ou jantares de ocasiões especiais também terão grande saída nesse período. Faça uma lista detalhando cada produto, e deixe-o em destaque alguns dias antecedendo a data.
Faça ações promocionais
Como a ata em especial é voltada para o dia das mães, então o foco deve estar voltado para esse público. Pequenos brindes e distribuição de itens femininos pode ser uma grande aposta para atraí-las, se possível, organize algumas promoções de compre e ganhe, ou 2 pelo preço de um, etc. Opções é o que não falta para você trazer um grande movimento de clientes para o seu negócio.
Em todos os dias do ano o bom atendimento é fundamental
Claro que você tem que prestar bons serviços ao seu cliente todos os dias do ano, mas nessa data em especial e em decorrência do grande fluxo de pessoas, a sua loja pode ter dificuldades ou pequenas demoras na hora da compra, e é aí que entra o bom atendimento e cordialidade.
Se possível, reúna a equipe e faça pequenos treinamentos de atendimento ao público antes da data. Fazer um cheklist para se certificar que os equipamentos do seu PDV estão operando normalmente, e evitar ao máximo falhas operacionais no decorrer do aumento de fluxo.
Seguindo essas dicas básicas, você terá mais chances de melhorar suas vendas nesse período tão bom para o varejo.
E não esqueça, para que tudo isso funcione, você precisa de uma ferramenta de gestão eficaz, que lhe forneça relatórios de vendas. Opções de rotinas promocionais e várias outras funções, para otimizar as atividades da sua loja, não só em datas sazonais, mais todos os dias. Conheça as soluções inteligentes da InfoControl e escolhe a que melhor atender as necessidades o seu negócio