Entre os meses de dezembro e fevereiro é compreendido o período de férias, mas não somente as férias escolares, muitas empresas optam por dar férias coletivas nesse período e há até mesmo aquelas que optam por dar férias por escala, uma parte dos funcionários entra de férias em janeiro, e a outra parte em fevereiro.
Independente disso, você pode é interessante aproveitar esse período para fazer promoções atrativas em sua loja. Se bem elaboradas, essas promoções aumentam muito os lucros e impulsionam sua marca nesse período. No conteúdo de hoje, vamos te mostrar como não errar na hora de criar promoções nesse período, para que sua loja se torne mais atrativa.
O que pode ser aproveitado nesse período?
Esse período permite aproveitar alguns fatos e costumes que promovem alguns produtos e serviços que são atrativos para o seu público. Veja alguns deles:
Demanda de jovens e crianças, tanto as crianças que estão na escola quanto os jovens que estão na faculdade tem férias no período de dezembro a fevereiro, e se torna mais fácil aproveitar esse período para fazer promoções que possam ser atrativas para esse público. Doces e bebidas não alcoólicas como refrigerante, sucos achocolatados, bombons e etc, esses são produtos que enchem os olhos da criançada.
Já para os estudantes de faculdade, podemos permanecer com os mesmos produtos, mas acrescentando alguns novos como bebidas alcoólicas para os que gostam de beber um pouco, pipocas de micro-ondas e salgados que são preferidos pelos mais caseiros que gostam de um bom filme.
Crianças acompanhadas dos pais são um bom público para esse período, podem se encantar por algum brinquedo e sempre fazem com que seus pais ponham a mão no bolso para comprá-los, busque produtos que possam encher os olhos dos pequenos.
Movimento intenso, o movimento em sua loja vai aumentar durante as férias e você pode notar isso logo nos primeiros dias. Esse aumento de circulação é uma das formas de aproveitar as férias para fazer promoções.
Aproveite que mais pessoas passam pela sua loja para fazer promoções que chamem a atenção do público em geral, promover determinado produto ou serviço, ou simplesmente para que esse público tome conhecimento sobre sua loja.
Muitos moradores locais nem sequer prestam atenção que há uma loja nas proximidades da sua casa. Por isso, o aumento do movimento é o momento ideal para se fazer notar, essa é a hora de você dar mais visibilidade para o seu negócio.
Horário estendido do consumidor, mais um fator a ser aproveitado durante o período de férias, principalmente se a sua loja funciona também no período da noite. Com as férias, os consumidores passam a ter uma rotina de horário um pouco estendida, acordam um pouco mais tarde e tem maior disponibilidade de tempo para irem a lojas fazer compras. É comum que no período do finzinho da tarde, as pessoas procurem locais que possam comprar algo para um breve lanche, é esse o momento de aproveitar esses breves clientes que podem ser fidelizados.
Quais tipos de promoção fazer?
Descontos especiais, a promoção padrão mais conhecida pelo consumidor é em forma de desconto. Escolha itens que serão mais atrativos para o seu público de acordo com o dia da semana ou período e ofereça descontos, tomando cuidado para não gerar uma margem exagerada que possa trazer prejuízos.
É importante se atentar que deve ser colocado em promoção aqueles itens que realmente interessam ao seu consumidor. Dessa forma, ao escolher a modalidade de promoção em desconto, evite itens encalhado em estoque ou os itens que ninguém quer, lembre-se, esse é o momento de encantar o seu cliente.
Promoção de atacado, você pode aproveitar esse período para ofertar o bom e velho modelo de promoção no atacado, compre 1 e leve 2 (aumentando esses números de acordo com sua possibilidade e necessidade). Bebidas e doces costumam ser o maior alvo nesse tipo de promoção.
Busque parcerias, buscar parcerias com lojistas das suas mediações (de segmentos diferentes do seu) é uma alternativa simples e lucrativa para ambas as partes. Vamos supor, que você tenha uma parceria com alguma padaria que fique próximo a sua loja, ao comprar x valor na loja parceira a sua, o cliente tem como bonificação, um desconto de X valor ao comprar com você, e vise versa. Esse tipo de parceria tem se tornado comum, e criado redes de parcerias que tem dado muito certo.
Programa de fidelidade, o programa de fidelidade é um programa onde seu cliente acumula pontos que pode trocar por descontos ou até brindes. Aproveite as férias para fazer promoções atrativas em sua loja de conveniência e então ofereça o programa de pontos para fidelizar e fazer com que os clientes retornem.
Como fazer promoções atrativas para minha loja
Defina um objetivo – Neste caso, o objetivo é a prospecção de clientes. Mas você também pode estabelecer como objetivo o aumento do faturamento no período, a queima de estoque ou a divulgação da sua loja;
Faça promoções claras e simples – Não crie promoções difíceis de entender, cheias de condições ou com muitas letras miúdas. Quanto mais direto ao ponto for sua promoção, melhor e mais efetiva ela será;
Ofereça benefícios reais – Como dito anteriormente, é preciso que o cliente entenda que tem realmente uma oportunidade ao seu alcance. Foque em itens que os clientes gostam, ou em benefícios altamente atrativos. Isso fará toda a diferença no sucesso das suas promoções de férias;
Divulgue – A divulgação é uma das partes mais importantes para aproveitar as férias para criar promoções atrativas em sua loja. Afinal, se você tiver uma promoção que ninguém sabe que existe, ninguém aproveitará. Certifique-se de divulgar suas promoções nas mídias sociais, se possível sinalização pelo bairro, e etc.
Tenha um sistema que lhe permita trabalhar com rotinas de promoção
De nada adianta você dispor de um bom planejamento para suas promoções, se o seu sistema de loja não permite que você trabalhe com rotinas promocionais.
Um sistema completo, lhe permite cadastrar produtos em várias modalidades de promoção, integrar os setores envolvidos da sua loja, e lhe fornecer métricas suficientes para mensurar todos os seus resultados. Sem falar na estabilidade, pois ao oferecer uma promoção, você tem grande chance de um fluxo grande de clientes em sua loja, e um sistema sem estabilidade dificultaria muito o seu atendimento.
Ao contratar um sistema para a sua empresa, não esquece de optar sempre por um serviço de qualidade, com profissionais capacitados para atender as suas necessidades. Conheça as soluções inteligentes da InfoControl para sua empresa, e saiba mais.