Geralmente quando falamos em contratar um sistema para gestão do seu restaurante nos deparamos com alguns tipos de empreendedores.
O primeiro, é o que diz não precisar de um software. Esses são aqueles que acreditam que uma caderneta e uma calculadora já são mais que suficiente para, quando muito usam uma planilha no excel. Existe algum problema nisso? Bom, depende do seu ponto de vista. Lógico que não é errado e se a escolha está sendo boa para eles, ótimo. Mas vamos pensar um pouco juntos, na atual realidade do mercado, você acha mesmo que um negócio terá crescimento sem uma boa gestão? Pode ser que sim, mas o processo será bem mais longo e demorado, e mais cedo ou mais tarde, ele não conseguirá dar andamento sem utilizar ferramentas que otimizem as suas atividades, então, o aconselhável é adotar essas medidas o quanto antes.
O segundo tipo, sabe que precisa de um serviço de automação, e até pesquisa sobre, vai em busca no mercado, mas esquece que no mundo dos negócios, precisamos ter visão a longo prazo, e levar em consideração que a atual realidade do seu negócio não será a mesmo após alguns meses, e com o passar do tempo, o crescimento do seu negócio ser positivo ou negativo é algo que só depende de você, de como você administra e das ferramentas que você utiliza para lhe auxiliarem nesses serviços. Geralmente procura basear suas escolhas baseadas apenas em preço, não levando em consideração eu as vezes o barato sai caro.
E temos também o terceiro tipo, que provavelmente é você, que sabe o que precisa, e não mede esforços para obter as melhores ferramentas na gestão do seu negócio, afinal, para dar se ter bons frutos você não precisa apenas plantas as sementes, é preciso regá-las e cuidar para que tudo ocorra bem no processo.
Através desse conteúdo, vamos ajudar você no processo de escolha, nós sabemos que existem incontáveis opções no mercado, e que não é tarefa fácil escolher as melhores. Então, continue sua leitura e aproveite nossas dicas.
Alguns sinais de que você precisa urgentemente de um sistema de gestão para seu restaurante.
1 – Você trabalha o mês inteiro sem descanso, e no final não vê retorno financeiro.
2- Seus pedidos ainda são feitos de forma manual
3 – Não existe uma gestão de estoque “eficaz” no seu restaurante
4 – Não está adequado as normas fiscais
5 – Não tem parâmetros para saber como sua produção funciona
6 – Tem dificuldade para precificar seus produtos
7 – Não tem noção de como está a saúde financeira do seu negócio
8 – Tem muitas reclamações do seu atendimento
9 – Não consegue ficar longe do seu negócio por medo que ele não funcione sem você
10 – Não tem informações suficientes para fundamentar um plano de negócios
11 – Percebe um baixo fluxo de movimento em relação aos seus concorrentes
12 – Não tem um planejamento diário na produção da cozinha do seu restaurante
13 – Falta indicadores que lhe emitam relatórios que lhe mostrem em quais pontos deve melhorar
14 – Você não tem indicadores no seu negócio
15 – Falhas no controle do fluxo do seu caixa.
Se identificou com algum dos pontos que foram citados? Então, vamos continuar essa leitura.
Por que investir em um bom sistema para o meu restaurante?
Vamos imaginar a seguinte situação, você possui um veículo para lhe levar aos lugares, porém, se o seu veículo está sem gasolina, de nada adianta, porque ele não vai levar você a lugar nenhum. Com os sistemas para restaurante podemos usar a mesma lógica, ele funciona como o combustível para o funcionamento do seu negócio, e sem combustível você não vai conseguir sair do lugar.
Cerca de 62% dos empreendedores fecham as portas do seu negócio antes dos 5 anos de funcionamento, e acredite ou não, na maioria dos casos o problema é a falta de gestão e administração. E é nesse momento que tocamos na mesma tecla, de que você precisa de ferramentas para auxiliarem e otimizarem as suas atividades.
Dispor de uma ferramenta é de suma importância, está ligado ao fato de automatizar os seus processos, registrar informações e gerar meios de mensurar resultados de maneira fácil.
Mas agora que já lhe mostrei o quanto uma ferramenta dessas é importante para o seu negócio, eu vou te mostrar algumas dicas de como escolher da melhor maneira, um software que atenda às necessidades do seu restaurante.
A escolha por um sistema para restaurantes nunca deve ser feita no impulso.
É importante ter certeza de que a solução será efetiva para o negócio, para não pagar caro por um produto que não resolve os seus problemas.
Além disso, o suporte técnico e a qualidade do atendimento também são quesitos essenciais que precisam ser considerados nesse tipo de aquisição.
Então, antes de você decidir, considere algumas questões que ajudarão a fazer a melhor escolha, de acordo com os objetivos do seu negócio e com a sua possibilidade de investimento.
O software atende as necessidades do meu restaurante?
A primeira coisa que precisa ser compreendida é que existem diferentes tipos de sistemas, cada um com um foco de atuação, um tipo de objetivo, uma forma de operar e também aqueles elaborados a partir de empresas fornecedoras que contam com dinâmicas distintas.
Na primeira pesquisa pelo mercado, é interessante verificar quais são os sistemas que conseguem cumprir a demanda do seu negócio. Não existe uma opção que será melhor em todos os tipos de situações.
Restaurantes menores têm problemas e desafios completamente diferentes de quem já opera em uma rede com filiais, por exemplo.
O mais importante é comparar as funcionalidades com as necessidades da empresa.
Por isso, ao buscar um sistema para o seu restaurante, tenha o cuidado de selecionar uma empresa que tenha expertise comprovada na área e que oferte produtos alinhados tanto com o seu tipo de negócio quanto com o seu perfil de gerenciamento.
Escolher bons serviços nessa hora é fundamental.
Por fim, uma vez resolvida a questão, poderá ver como a sua operação diária dará um salto no que diz respeito à qualidade dos processos e também quanto à agilidade deles
Vou ter um suporte apto a atender minhas necessidades?
Imagine a seguinte situação, você está com um problema no seu restaurante no horário do almoço e precisa da ajuda de um suporte, e a empresa que você contratou não pode atender suas necessidades. Complicado não é mesmo?
Então, é interessante buscar referências para tomar essa decisão, se possível, contate alguns colegas de segmento e pesquise sobre empresas que atuam na sua região. Aquelas que lhe oferecem um serviço de suporte são sempre uma boa opção.
No momento da implantação do sistema, eu passarei por treinamento?
Gestores mais tradicionais normalmente tendem a ter resistência a mudanças, sejam elas quais forem.
Contudo, em um mundo digital onde tudo parece girar cada vez mais rápido, quem não consegue se adaptar acaba perdendo a competitividade e vendo seus resultados minguarem.
Muitas vezes a maior barreira está em aprender uma nova habilidade ou verdadeiramente assumir uma ferramenta mais moderna.
Se você tem esse receio, mantenha a tranquilidade pois, a cada dia, todas as empresas, especialmente as de tecnologia, estão cada vez mais preocupadas em tornar os processos e os treinamentos mais fáceis de serem assimilados.
Basta lembrar que, antigamente, tanto equipamentos, quanto sistemas para restaurante vinham com manuais gigantes ou precisavam ser comprados em conjunto com cursos para serem utilizados.
Hoje, porém, quase tudo é operado com poucas linhas de instruções.
Mas, por mais intuitiva que seja a opção escolhida, é recomendável checar se existe um programa de capacitação ou treinamentos, mesmo que sejam apenas uma série de vídeos curtos explicando as funcionalidades e a operação do sistema.
Por ser uma ferramenta de trabalho, é importante que o time já tenha uma noção básica antes de começar a utilizar o software na prática.
Naturalmente, quanto mais experiência, melhor a produtividade da equipe com o sistema, mas não vale a pena correr o risco de comprometer um dia de trabalho enquanto os colaboradores tentam aprender a utilizar a ferramenta na tentativa e erro.
Por fim, os treinamentos são rápidos e fáceis de serem realizados. Tudo sem muita complicação e orientados a colocar logo em prática as ferramentas em questão. A InfoControl, possui um programa de treinamento em todas as suas implantações, para que você e seus colaboradores estejam aptos a utilizar o software de maneira eficaz.
A empresa que estou contratando tem credibilidade no mercado?
Não se deixe levar por ofertas baratas, que parecem ser a solução para os seus problemas por um custo baixo. Acredite, na maioria das vezes elas são pura ilusão. E após a contratação dos serviços você fica à mercê de uma empresa despreparada, que em praticamente todos os casos, lhe deixam na mão quando você precisa.
Busque empresas que lhe transpareçam segurança, e que você tenha certeza que não vão lhe deixar na mão na hora que você precisar.
Vou poder integrar todos os setores do meu restaurante?
Quais as consequências quando não há uma integração na gestão do seu restaurante?
- Ruptura de estoque;
- Atendimento lento;
- Erros nos pedidos;
- Imprecisão na gestão financeira;
- Falhas no controle de compras;
- Falta de tempo e dados precisos para planejar o crescimento da empresa.
Algo bastante frequente em restaurantes é a falta de diálogo dos seus departamentos, por exemplo:
O funcionário da cozinha vai ao estoque pegar um determinado ingrediente, mas não dá baixa no sistema. O que vai acontecer? A temida ruptura de estoque.
Ao não dar baixa no sistema o setor de compras não é acionado, ou seja, quando acabar o produto eles não vão saber, pois o controle não está sendo feito.
Por outro lado, quando você faz o controle das operações de produção, a gestão de compras e estoque fluem e a gestão financeira ocorre de forma mais eficiente e equilibrada.
No conteúdo de hoje, você viu os pontos principais para se ter uma boa escolha de um software de gestão para o seu restaurante, mas lógico, esses foram somente os pontos iniciais, em breve teremos muito mais conteúdos para você sobre o assunto, acompanhe todos eles se inscrevendo na nossa Newsletter.