Abrir uma segunda loja é um grande marco no crescimento do seu negócio e algo a ser muito reconhecido. É um dos maiores indicadores de que você está pondo em prática um bom modelo de negócio e que devido ao sucesso a sua expansão é necessária.
A trajetória com a sua primeira loja lhe fez adquirir experiência com a administração da sua empresa, e a liderança de pessoas. E para o seu próximo passo é preciso analisar e planejar minunciosamente, pois esteja ciente de que o desafio só aumenta, mas também pode lhe trazer resultados incríveis. No conteúdo de hoje, nós vamos lhe mostrar algumas dicas que podem ajudar você em mais essa etapa dos seus empreendimentos.
Boa leitura!
Faça uma análise da situação da sua primeira loja
É imprescindível que a segunda loja só seja criada quando a primeira estiver dando bons e concretos resultados. Tanto na satisfação do cliente quanto na lucratividade, caso contrário você irá cair no erro de dobrar o seu trabalho e reduzir os seus lucros. O que a longo prazo pode até levar você a falência.
É indispensável que você acompanhe os indicadores de desempenho do seu negócio, dessa forma, será mais fácil ter uma visão realista da sua atual situação.
Não esqueça de levar esses seguintes dados em consideração:
- Nível de satisfação dos clientes: como anda o seu relacionamento com o público da sua loja, quais os feedbacks que você recebe, se ele volta para uma segunda compra.
- Ticket médio das vendas: qual a quantidade de itens que um consumidor compra em média e os seus valores.
- Retorno obtido dos investimentos feitos: você já conseguiu pagar todos os investimentos realizados na sua loja?
- Nível de contentamento dos funcionários: a sua equipe está em um clima legal? Quanto tempo um funcionário seu fica no cargo? Há chances de ele crescer?
Além desses dados, alguns outros também podem ser averiguados, mas eles vão depender do seu segmento, dos produtos que comercializa e pretende comercializar. Ter uma integração na sua loja que lhe permita colher esses dados de maneira rápida e exata será indispensável, um sistema de Automação Comercial de qualidade e funcional é interessante, principalmente se você através dele poder fazer a integração de suas lojas.
Planeje detalhadamente o que vai ser feito
A situação da sua primeira loja está de acordo com suas expectativas? Se sim, então essa pode ser a hora de você planejar a abertura de uma segunda. E nessa etapa todo planejamento é fundamental, e vai garantir que você não tenha nenhum contratempo pela frente, ou que eles sejam em menor número possível. Pode parecer clichê, ou até perda de tempo, mas é exatamente o tempo que se leva para planejar que diferencia a sua empresa da concorrência. Cerca de 60% dos negócios fecham antes dos 5 anos de atuação, e o principal motivo é a falta de planejamento.
Analise todas as possibilidades, até mesmo as que pareçam menos relevantes, se pergunte: existe uma real demanda de mercado? Qual o melhor lugar para estabelecer meu negócio? Em quanto tempo planejo ter o retorno desejado? Qual sistema vou utilizar para me ajudar no controle do estoque e vendas?
Fique atento as questões legais: aluguel ou construção do espaço, contratação de mão de obra para organização e construção da loja, compra dos equipamentos, seleção e treinamento de equipe, dentre outros pontos a serem levados em consideração. Nada é tão irrelevante que não precise entrar em seu planejamento, esquecer algum desses pontos pode ser crucial para que a implantação da nova loja ocorra de forma fácil e sem imprevistos.
Seja fiel ao seu orçamento
Com a experiência da primeira loja, você aprendeu que todo negócio demanda de um investimento financeiro, principalmente nos primeiros meses. É importante garantir que você consiga suprir alguns imprevistos, caso eles ocorram, e evitar que a sua loja passe a consumir mais do que necessários, para não afetar a rentabilidade da sua matriz. Se a sua loja começa a depender totalmente dos lucros da sua primeira, é sinal de que o negócio não está indo bem, e isso pode fazer com que você fique sem nenhuma das suas lojas.
E voltamos ao nosso tópico anterior, sobre a importância de um bom planejamento. Lembre-se de estabelecer metas, e separar um capital de giro para no mínimo os 4 primeiros meses, até o seu negócio começar a ter uma lucratividade, caso isso ocorra antes desse período, é ainda melhor.
Acompanhe todas as métricas possíveis que seu sistema lhe fornecer, fluxo de vendas, entrada e saída, estoque, produtos em exposição, rotinas financeiras, e etc. Então, contrate um sistema funcional, e uma empresa que esteja apta a resolver as adversidades que possam ocorrer no software da sua loja.
Forme um time de sucesso
Se você tem possibilidades financeiras e estruturais para expandir seus negócios, está na hora de colocar isso em prática, mas lembre-se, ninguém faz tudo sozinho, é preciso ter um quadro de colaboradores que façam tudo acontecer junto com você.
Após estabelecer os cargos e setores que você precisará contratar, inicie a seleção. E tenha em mente que você precisa dos melhores profissionais trabalhando ao seu lado, com o time certo, o único resultado a ser alcançado é o sucesso.
Após todos esses pontos que citamos no decorrer desse poste, é provável que você esteja certo da expansão dos seus negócios. Então você precisa dispor também de ferramentas que lhe ajudem nas rotinas do sai-a-dia da sua empresa. Um Software de Automação Comercial é indispensável para que isso aconteça, e principalmente para a gestão do seu novo negócio. Procure uma prestadora desses serviços que tenha confiança e credibilidade no mercado, e disponha de profissionais qualificados para atender as necessidades da sua empresa. A InfoControl, possui soluções inteligentes e os melhores serviços.
Preparado para o novo desafio? Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdo.