Infelizmente a grande maioria das empresas passa por momentos delicados que podem interferir no andamento dos seus negócios. Com base nisso, é necessário ter um plano para gestão de crise que lhe ajudará a passar por momentos difíceis da melhor forma possível, e também sair mais forte deles. São inúmeros os tipos de crise que uma empresa pode enfrentar, que vão desde sua imagem no mercado, até o seu setor financeiro ou patrimonial. Nesses casos o melhor a se fazer é tomar decisões rápidas e efetivas para solução dos problemas. No texto de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o que fazer em momentos de crise no seu negócio, boa leitura.
Gestão de crise é importante?
Antes de sabermos a sua importância, é preciso entender o conceito de crise dentro de uma organização. Como definição básica, a crise empresarial nada mais é que um contratempo que impacta diretamente nas atividades do seu negócio. E para passar por esses problemas você precisa estar preparado para tomar as melhores decisões. A gestão de crise é o planejamento que define quais soluções poderão minimizar os efeitos do problema que sua empresa enfrenta.
Identifique a atual situação financeira da sua empresa
Antes de qualquer coisa, é muito importante saber como está a vida financeira do seu negócio e tentar estimar o que pode acontecer nas próximas semanas e meses. Nesse exercício, talvez seja importante ser o mais realista possível para não ser surpreendido por um problema maior lá na frente. Caso a situação não piore tanto, menos mal. O importante é estar preparado para superar o pior cenário possível.
Para este momento é preciso conferir o fluxo de caixa da empresa e estimar quais são os custos totais com funcionários, estrutura para operar (pagamento de aluguel e de contas fixas) e gastos com matérias primas e/ou fornecedores. Caso exista uma reserva de emergência, por exemplo, ela consegue bancar esses custos sozinha por quanto tempo?
Tenha rapidez nas decisões
A agilidade é o carro chefe na sua gestão de crise. Diante de um problema, a sua empresa precisa se posicionar o mais rápido que puder, para mostrar que providências estão sendo tomadas e que a situação está sob controle. Mas preste atenção, a agilidade para definir as ações não pode ser confundida com pressa e desleixo, tudo deve ser muito bem pensado e planejado. É fundamental que os consumidores entendam que medidas estão sendo definidas e colocadas em prática e que eles estão sendo ouvidos nesse processo.
Tente negociar com seus fornecedores
Todos estão no mesmo barco e a economia funciona como uma engrenagem. Se uma das partes não está bem, o sistema pode ser prejudicado por esse desajuste. Portanto, não é demais sentar com os fornecedores e expor claramente os problemas e as perspectivas. Essa conversa pode facilitar na:
Extensão do prazo de pagamento de insumos e mercadorias
Na interrupção sem multa do repasse de materiais caso o empreendedor seja obrigado a fechar as portas e não operar por algum tempo
Na concessão de algum desconto ou diminuição de taxas em caso de pagamento em parcelas
Além disso, o fornecedor certamente vai preferir flexibilizar os ganhos e entender certas limitações a ser inflexível e correr o risco de não receber nada e ver um dos parceiros dele chegar em uma situação pior.
Redução de custos
Assim como na rotina do seu negócio você faz o controle para evitar perdas, no momento de crise, também é preciso controlar gastos. Reduza custos que não sejam essenciais e tente negociar suas dívidas. Toda crise, mesmo as que não são financeiras, impactam diretamente nas contas do negócio, por isso, é necessário um planejamento e cortes, para garantir estabilidade nesses momentos.
Nessa atividade, ter um sistema de gestão que lhe forneça dado e métricas dos diversos setores da sua loja é indispensável. É através dessas informações que você terá dados para tomar decisões assertivas.
Estude a possibilidades de atrair seu público
Caso as portas do seu negócio ainda estejam abertas ou você esteja atuando pela internet tenha em mente que a criação de condições especiais de pagamento ou a cobrança de preços especiais podem fazer a diferença. Um negócio atrativo ao cliente pode ser um fator de potencializar vendas e gerar mais recursos. E em um momento de vacas magras, um desempenho acima do esperado pode ser a diferença para minimizar prejuízos ou garantir um período de sobrevivência maior e melhor.
Dê atenção ao bom atendimento
Em momentos de crise, onde os clientes ficam em dúvida, é necessário investimento em treinamentos e atendimento. Os seus colaboradores precisam estar preparados para responder dúvidas ou resolver os problemas dos consumidores. Isso faz parte da gestão de crise, já que a relação com os clientes faz parte das estratégias de contenção.
Como podemos ver, existem ações que devem ser colocadas em prática, para gerenciar possíveis crises que sua empresa possa passar. Essas dicas te indicam um caminho seguro, para que você possa garantir o sucesso do seu negócio, mesmo passando por uma fase difícil.
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