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Dicas para melhorar a exposição nas gôndolas da sua loja

Muitas ideias podem ser aplicadas a um negócio quando o intuito é melhorar o fluxo de vendas, e apesar de ser uma tarefa pouco notada pelos gestores, a organização das gôndolas da sua loja é um fator determinante para estimular seu cliente na hora da compra, uma vez que a disposição dos produtos na loja é um grande estimulante para os clientes. Essa atividade deve ser planejada para chamar atenção, de acordo com as estratégias para organizar cada produto, para que o cliente consiga se localizar dentro da sua loja. No conteúdo de hoje, vamos falar um pouco sobre a organização de gôndolas da sua loja. Boa leitura.

Mas o que são gôndolas?

Para melhorar as técnicas da sua organização de produtos, antes você precisa identificar o que são esses equipamentos. Uma gôndola, nada mais é que um tipo de móvel usado no comércio com a finalidade de expor produtos, também conhecido como prateleira.

 

Por que devo me preocupar com a organização das gôndolas?

No comércio, atrair a atenção dos consumidores para conseguir fechar boas vendas depende de alguns fatores.

Um bom Mix de produtos, preço justo e boas condições de pagamento são estratégias eficientes, mas não são o bastante. Se o ambiente de compras não for visualmente atrativo para o cliente, ou os produtos não estiverem bem posicionados, ele pode acabar saindo de mãos vazias.

Sendo assim, para melhorar o desempenho em vendas, o gestor deve se preocupar com o comportamento de seus compradores.

Quando o cliente procura por um produto, ele percorre os corredores da loja, certo? Para que a experiência de compra seja agradável, as mercadorias devem estar visíveis, seguindo um padrão organizacional. Do contrário, os gastos com divulgação e propaganda podem não surtir o efeito planejado. Logo, manter as gôndolas organizadas contribui para uma ótima experiência do cliente dentro do ponto de venda. O cliente dificilmente irá achar o que procura em prateleiras que não sigam um conceito de organização.

 

Controle o uso do seu espaço

Independente do tamanho da sua loja, se as gôndolas estiverem mal posicionadas e ocuparem mais de 40% do espaço total, ela vai parecer pequena, então, fique atento a esse detalhe, para não ter problemas futuros por conta de espaço.

Para as lojas pequenas, uma dica interessante é a utilização de espelhos nos espaços, o que dá a impressão de uma loja maior.

Dê maior visibilidade aos produtos certos

Costumam-se chamar de “áreas nobres” para organização dos produtos, as partes centrais e superiores das prateleiras, já que essas ocupam o campo de visão do cliente, e serão visualizadas de maneira mais fácil.

Nessas áreas, é interessante expor os produtos que agregam mais lucros para a sua loja, não esquecendo de dar preferência aos que são mais buscados pelos seus clientes.

Não esqueça do sentido direita-esquerda

Por conta do fluxo de movimentação na loja, os clientes tendem a caminhar da direita para esquerda, por esta razão, é interessante optar pela direita para expor os produtos mais promissores, pois provavelmente serão mais vistos pelos seus clientes.

A verticalização de produtos é indispensável

Você já deve ter ouvido falar em “verticalização de produtos”. Essa técnica tem como objetivo criar um ambiente de compras focado na experiência do seu cliente.

É uma estratégia que ajuda o consumidor a encontrar exatamente o que deseja nas prateleiras. E como consequência, estimula o cliente a comprar mais itens que estejam dispostos no seu campo de visão.

Para iniciar essa tática na sua loja, basta seguir o sentido padrão de leitura, por exemplo, ao ler algo nossa tendência é iniciar de cima para baixo, da esquerda para direita. Assim, nós lemos não somente textos, mas tudo o que está à nossa volta — inclusive na hora de organizar as gôndolas de um comércio.

Tendo em mente o princípio da verticalização, é hora de decidir o padrão de organização a ser aplicado. É possível verticalizar os produtos de acordo com o tipo, cor e tamanho. A melhor escolha só pode ser decidida pelo gestor após estudos e experimentações.

Dispor os itens por tipo — tendo uma prateleira específica para produtos de limpeza, por exemplo — não só permite que o cliente encontre mais facilmente o que busca, mas que outras mercadorias da mesma categoria passem pelos seus olhos, estimulando a compra de certos produtos que não estavam inicialmente inseridos na lista de compras.

Imagine organizar todos os desinfetantes em um corredor e colocar o detergente em um corredor distinto. Isso dificulta a experiência de compras para o consumidor e o dispersa.

Por outro lado, se todos os itens de mesma categoria se encontram agrupados em um corredor, o comprador naturalmente se lembrará e ficará interessado por aqueles que não estavam nos seus planos de compra iniciais, estimulando maiores vendas.

Essas são algumas dicas simples, mas que se colocadas em prática podem trazer resultados efetivos para sua loja.

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