Utilizar delivery na sua loja é uma boa forme de aumentar suas vendas e gerar uma interação benéfica com o cliente.
Atualmente por exemplo, o serviço de entrega está sendo bastante utilizado por toda a população e vem se tornando cada vez mais uma alternativa segura para fazer compras. Algumas pessoas principalmente as mais ocupadas não estão tendo muito tempo de fazer compras da maneira tradicional, e essa alternativa tem sido bem útil para esse público. Temos também aqueles idosos, que já não podem mais sair tanto de casa e nem carregar peso, para eles é uma ótima alternativa as entregas em casa feita pelas empresas que aderiram a esse tipo de serviço.
Em tempos em que os varejistas precisam se reinventar, buscar alternativas que ajudem a passar por períodos difíceis é fundamental. E até mesmo aqueles empreendedores que não simpatizam muito com as novas tecnologias, estão percebendo que sem a ajuda delas no atual momento, a saúde financeira do seu negócio pode ser prejudicada.
No texto de hoje, falaremos um pouco sobre a importância dos serviços de entrega em momentos de crise e como fazer dessa modalidade uma forma de alavancar suas vendas. Boa leitura.
Delivery e o Covid-19
Em tempo de quarentena, a tecnologia tem sido uma grande aliada tanto da população quanto das empresas que estão usando desse recurso para não perder as vendas.
Alguns supermercados já realizavam entregas antes da Covid-19, porém apenas quando o cliente ia à loja. Hoje a situação é bem diferente, pois o consumidor está evitando o máximo possível sair de casa.
Para você ter uma ideia, em algumas regiões do país as vendas através de aplicativos delivery nos supermercados cresceram 10 vezes mais desde o início da quarentena. Com o aumento da demanda algumas lojas estão com fila de espera.
Em nota Associação Brasileira de Supermercados afirmou que há sim uma dificuldade de adaptação do setor em relação ao delivery, mas estão se preparando para atender a demanda aumentando o abastecimento e ampliando os centros de distribuição.
Melhorando suas vendas com serviço delivery
A crise exige de nós uma certa cautela, porém é preciso agir rápido para aproveitar o momento. É preciso observar o todo, entender o cenário e agir para não deixar a oportunidade escapar.
Melhore a estrutura da sua loja para serviços de entrega
Selecione o funcionário para esse trabalho. Avalie a quantidade necessária de acordo com a demanda e o tamanho da sua loja.
Qual meio de transporte será utilizado para fazer as entregas? O entregador terá que ter veículo próprio ou será disponibilizado pela empresa?
Por qual meio serão feitos os pedidos? Redes sociais, telefone, aplicativos especializados?
Veja um meio de controlar as demandas, seja uma planilha ou software de gestão. Nesse momento um sistema com módulo delivery e integração com os principais serviços de entrega é fundamental.
Estabeleça até quer horas os pedidos podem ser feitos;
E por último, separe uma pessoa para ficar responsável para receber as solicitações.
Como você viu anteriormente, a demanda no mercado é grande, por isso não vale a pena sobrecarregar ninguém.
Organização feita podemos partir para o próximo tópico: a divulgação.
Divulgue para seus clientes o novo serviço
Seja avisando aos clientes que estão em loja, colocando cartazes nas paredes ou divulgando nas redes sociais, deixe eles cientes da forma que devem ser feitos os pedidos.
Caso você não opte apenas pelas solicitações via redes sociais e telefone peça os seguintes dados:
- Nome completo;
- Endereço e ponto de referência
- Telefone para contato
- Forma de pagamento
Seja transparente com seu usuário, mantenha ele bem informado dos horários de funcionamento e de possíveis demoras na entrega.
As redes sociais serão seus aliados nesse momento, gere conteúdo e faça bom uso delas.
O WhatsApp possui uma ferramenta chamada “lista de transmissão” que será de grande ajuda na sua divulgação, funciona assim: você salva o contato e adiciona ele na lista, a pessoa salva o seu e passar a receber suas mensagens. Todos que tiverem nessa lista recebem o conteúdo simultaneamente.
Vale destacar que apenas o administrador da lista pode enviar mensagens para ela, por isso aqui vão algumas dicas para não errar:
- A lista de transmissão é um meio de comunicação com o cliente, não faça postagens que não tenham relação com seu supermercado;
- Estabeleça um horário para os posts, de preferência em hora comercial.
A lista de transmissão suporta apenas 256 pessoas, uma sugestão é usar desse artifício para gerar exclusividade, pode usar como artifício a premiação com descontos, ou oferecer um cadastro de cliente fidelidade, que pode trazer exclusividades para o cliente ao cadastrar, use da sua criatividade para escolher opções mais viáveis para você no momento.
Facebook e Instagram
O Facebook e o Instagram são plataformas que permitem a proximidade com o público, por isso, para usá-las bem conhecer seus seguidores é fundamental.
Ao criar sua página no Facebook e transformar seu perfil no Instagram em uma conta comercial, você terá acesso a informações mais detalhadas sobre eles, tais como: faixa etária, sexo, dias e horários que mais visitam seu feed. Sabendo dessas características poderá otimizar as estratégias de conteúdo e vendas na página.
Para alavancar as vendas no seu delivery com as redes sociais aqui vão algumas dicas importantes, leia:
- Deixe seu perfil completo, contato, horário de funcionamento;
- Interaja com seu público, tirando as dúvidas e respondendo os comentários, lembre-se de sempre manter o respeito com eles;
- Planeje seus posts, coloque eles em um calendário para uma melhor organização;
- Diversifique nas postagens, não coloque apenas ofertas, por exemplo;
- Faça sorteios para estimular o engajamento do público.
Ofereça diversas formas de pagamento
O isolamento social pede que as pessoas não saiam de casa, por isso, é possível que algumas nem estejam sacando dinheiro, mas fazendo pagamentos através do cartão.
Pagamentos via transferência (a compra pode ser efetivada após você receber o comprovante), cartão de crédito e débito (seu integrador leva a maquineta e recebe o pagamento no local, tudo dentro dos processos de precaução e higienes necessários) não podem deixar de faltar nessa modalidade de serviço, e lógico, você continuará recebendo pagamentos em dinheiro também.
Tenha um sistema de gestão
O software de gestão contribui muito com a organização do seu negócio, torna ele mais lucrativo e ajuda a evitar problemas a médio e longo prazo, tais como a ruptura de estoque, erros na gestão financeira, entre outros.
Além disso, um sistema de gestão de PDV é a ferramenta mais adequada para organizar e controlar as demandas de pedidos via delivery.
Nos sistemas fornecidos pela InfoControl, por exemplo, você terá integração com o aplicativo iFood. Fazer parte dessa plataforma permite que seu negócio alcance mais clientes e como consequência, aumenta suas vendas.
Todos os pedidos feitos pelo iFood serão enviados para o seu sistema de gestão, facilitando a rotina de envios e melhorando o acompanhamento dos resultados financeiros.
Se quiser saber mais sobre nossos serviços, ou entrar em contato com nosso setor comercial basta clicar aqui.