Um grande momento para o varejo, são as datas sazonais (datas comemorativas), algumas lojas optam por um planejamento anual e elaboram um calendário com essas datas, para planejarem as ações que serão tomadas com antecedência, algumas também, preferem planejar as datas individualmente, e alinhar-se conforme as necessidades do negócio nas proximidades da data. Seja qual for a sua maneira de planejamento, no conteúdo de hoje, vamos lhe dar dicas para se preparar da melhor forma para essas datas.
O que são essas datas sazonais?
As datas sazonais são aquelas que influenciam as vendas do varejo com o aumento da procura por alguns produtos e serviços específicos.
Períodos como as estações do ano, datas comemorativas, como por exemplo o dia das mães, dia das crianças e o natal e, eventos como alguns festivais famosos, olimpíadas e copa do mundo.
Como vimos, como essas datas são possíveis de mapear com uma boa antecedência. Por isso preparar o seu comércio para elas é fundamental para que o seu faturamento não seja afetado.
Como aproveitar melhor essas datas?
Prepare seu estoque para as datas escolhidas
Logo após identificar as datas sazonais que você irá trabalhar, é preciso dar atenção ao seu estoque, pois ele precisa estar preparado para o aumento de fluxo que virá junto com a data sazonal.
Por exemplo, nas festividades juninas, se você identificar que há muita saída nas paçocas, pé de moleque e pipoca, prepare o seu estoque para atender essa demanda, evitando rupturas.
Observe bem o público
É sempre importante ter em mente que o público que visita suas lojas nas datas sazonais, difere um pouco do público recorrente. Esse consumidor normalmente busca comprar algo para presentear alguém ou aproveitar alguma promoção de produtos específicos dessas datas.
Por isso, temos alguns desafios nesse passo, que é agradar o novo consumidor de acordo com suas expectativas, seja para presente ou para algum produto sazonal.
Crie ações e marketing
Para garantir que o volume de suas vendas fique de acordo com suas expectativas, é necessário investir em ações de marketing.
Com base no calendário criado lá no seu planejamento anual, separe um bom valor para investir no marketing para essa data. Por isso, é importante aproveitar todas as estratégias que o mercado oferece. Campanhas por geolocalização, em seu ponto de venda, por meio da sua base de e-mails, entre outras ações são importantíssimas para garantir o sucesso dessa data sazonal para o seu negócio.
Invista na capacitação da sua equipe
Com o seu estoque preparado e suas campanhas de marketing alinhadas, não investir no atendimento que a sua equipe presta ao cliente pode ser um tiro no pé.
Por isso, é de suma importância que sua equipe de vendas mantenha a qualidade já prestada em dias normais. Lembre-se sempre de dar uma atenção especial para o cliente. Além disso, garantir uma boa experiência de compra para ele nesse momento torna-se essencial para sua fidelização.
Por isso, caso você ache necessário, realizar contratações temporárias pode ser uma boa saída.
Invista em degustações
Ter degustações dos produtos ofertados é importante para influenciar o cliente na sua decisão de compra. Lembre-se da importância de proporcionar essa experiência para ele. Pois ao provar que ele está cogitando comprar, sua decisão torna-se mais fácil ainda.
Por isso, invista em degustação de produtos típicos para a data sazonal. No natal, por exemplo, oferecer a degustação de panetone e chocotone é um grande influenciador de compra para o cliente.
Adeque as decorações do seu PDV de acordo com as datas
Essencial para conquistar a atenção do cliente e atrair cada vez mais consumidores, as decorações são uma ótima estratégia.
Desde decoração temática para o dia das mães, a páscoa, até apostar em um ambiente todo voltado para o São João. Esses pontos de exposição são ótimos para ajudar o cliente a se lembrar dessas datas.
Além disso, não deixe sua equipe de fora dessas datas. Garantir que sua equipe utilizará camisas xadrez para o São João, ou chapéus de palha, é uma maneira de descontração entre os colaboradores e também para os clientes.
Avalie a possibilidade de sorteios
Essas datas são uma oportunidade para estreitar ainda mais o relacionamento com os seus clientes. Por isso, oferecer um sorteio torna-se um diferencial.
Além de aumentar o engajamento do seu cliente recorrente, um sorteio atrai clientes que não costumam realizar compras em seu estabelecimento. Essa é uma maneira de fidelizá-lo. Por isso, além do sorteio, é ideal oferecer uma boa experiência de compra para ele.
Lembre-se de divulgar a campanha promocional na loja física e também nas suas redes sociais. Você pode aproveitar ainda para enviar um e-mail para aqueles clientes recorrentes, avisando-os da novidade.
Com o aumento de vendas existe uma tendência a ocorrer ruptura. Ela é a falta de mercadoria disponível para a venda. Se um cliente busca um produto e não o encontra, a tendência é buscar em um concorrente. É necessário investir na tecnologia de forma que os dados necessários para prevenir a ruptura sejam usados. A forma de calcular uma cobertura de estoque, deve levar em conta a sazonalidade do produto e sua venda média.
Invista em soluções tecnológicas para lhe ajudar nessas e em outras tarefas do seu dia-a-dia, contar com um sistema que lhe proporcione métricas e relatórios importantes para um período de grande fluxo de vendas é fundamental.
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