Sistema de automação comercial não é caro? é um investimento para sua empresa.
Você considera contratar um sistema de automação comercial um gasto ou investimento? Se a resposta for a primeira opção, temos um grande problema. Hoje, os benefícios podem ser percebidos facilmente se comparados as perdas no processo de vendas. Segundo um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR) foi identificado que o varejo perde cerca de 2% dos seus ganhos anuais com as perdas, devido a produtos vencidos, embalagens violadas, demora no processo de vendas que, claro, gera a perda de clientes.
Se realizada uma análise perdas anuais em um estabelecimento não automatizado, o valor perdido é maior do que o valor de investimento em um software de gestão para loja. Investir em processos automatizados cria vantagens competitivas para as empresas de varejos, com suas funcionalidades bem aproveitadas, sem dúvidas o retorno financeiro será superior ao valor investido.
Antes de você realizar um investimento nessa tecnologia, faz-se necessário reservar um capital, separar um tempo para conhecer as funcionalidades do sistema e verificar se o mesmo atende às suas necessidades, para que assim possa aproveitar ao máximo os benefícios que a automação pode oferecer ao seu negócio.
Mas como saber se é a hora certa para realizar esse investimento? Se você enfrenta problemas no seu estabelecimento como:
- Demora no processo de vendas;
- Realiza entrada manual de notas fiscais;
- Falta de segurança em seu caixa;
- Prejuízo em função da falta de controle de estoque;
- Não consegue otimizar a gestão do meu negocio e reduzir os custos.
Essa é a hora de investir em tecnologia capas de diminuir suas perdas e até mesmo recuperá-las.
A automação comercial é definida por atribuições de tarefas aos softwares especializados em processos de gestão e vendas de um estabelecimento, eliminando métodos que não correspondem à rotina do seu negócio, reduzindo o trabalho manual na hora da extração dos dados. No entanto, outros benefícios podem ser citados para o varejista, como:
- Diminuição dos custos;
- Aperfeiçoamento na logística;
- Redução de atividades que não agregam valor;
- Controle do processo de vendas e faturamento;
- Melhoria no atendimento e relacionamento com os clientes.
O sistema também tornará mais eficiente a compilação das informações e geração de relatórios para otimizar sua tomada de decisões estratégicas. Assim como também, é possível identificar a representatividade de cada área da sua empresa e suas respectivas disparidades, podendo assim elaborar um planejamento que reduza ou elimine falhas que prejudicam o desempenho e sua otimização. Por esse ângulo, essa tecnologia proporciona a realização de atos em curto, médio e longo prazo para que o varejista obtenha resultados satisfatórios.
E então, você já sabe se deve investir nessa tecnologia? Enquanto varejista, deve pensar em utilizar uma ferramenta de automação comercial, como os serviços oferecidos pela InfoControl, que incluem, além disso, produtos especializados para sua loja, infraestrutura de redes e serviços gerenciados.