É comum que no mês de dezembro o fluxo do setor varejista crescer significativamente, afinal, todo lojista espera por essa data (e caso seu negócio não tenha uma melhoria no fluxo, provavelmente tem algo errado).
Com o aumento do fluxo de cliente, algumas medidas precisam ser tomadas, que vão desde a parte visual da sua loja, até a parte operacional, tudo para que você não perca nenhuma venda e possa dar o melhor atendimento ao seu cliente, afinal, cliente satisfeito é garantia de retorno, o que significa vendas em todos os meses do ano, porque nem só de dezembro se vive o lojista, certo?
No conteúdo de hoje, você receberá algumas dicas para aproveitar essa data sazonal da melhor maneira possível.
Estabeleça metas
O caminho se torna bem mais fácil, quando você sabe onde quer chegar. E com as vendas do seu negócio não seria diferente. Lógico, você não vai definir metas de forma aleatória, para essa atividade você precisa de parâmetros como base, que geralmente pode-se encontrar num relatório de vendas referente a períodos anteriores, através dessas informações você pode estabelecer um número para a performance que deseja. Relatórios e métricas, são mais fáceis de se obter quando você dispõe de uma ferramenta que lhe auxilie em tarefas no seu comércio, um sistema de AUTOMAÇÃO COMERCIAL por exemplo, através tarefas de relatórios e análises de diversos setores do seu negócio podem ser realizadas de maneira simples e eficaz.
Não esqueça também, que para alcançar qualquer meta, o comprometimento da equipe é fundamental, então busque sempre maneiras de incentivos para mantê-la motivada.
Faça um controle correto do seu estoque
A falta de planejamento do seu estoque, pode lhe trazer prejuízos, dentre eles, a falta ou excesso de mercadorias. É comum (porém não deveria), que com uma grande demanda os problemas de um estoque mal planejado venham à tona, e a ruptura é um dos principais, onde o cliente não encontra aquilo que ele deseja (o que pode fazer com que ele não retorne).
Para evitar que situações como essas venham a acontecer, e seus clientes saiam “de mãos abanando” é preciso manter seu estoque abastecido com os produtos que mais tem saída nesse período, isso pode ser feita através de uma análise das vendas dos anos anteriores, e para realizar essa atividade de maneira prática e assertiva, você precisa de um sistema que integre os setores de sua loja, e tenham cadastrados todos os produtos do seu estoque.
Deixe sua loja atrativa para receber seus clientes
Pode parecer irrelevante, mas acredite ou não, o visual da sua loja é um dos fatores decisivos para o cliente escolher você, ou o seu concorrente. Ele associa a decoração aos itens que procura, e isso é uma boa estratégia para aumentar suas vendas.
Além de trazer um clima natalino, o que torna mais agradável a rotina de trabalho, os enfeites enchem os olhos dos clientes, mostrando que sua loja está pronta para recebe-lo de maneira acolhedora.
Ornamente sua loja de maneira estratégica, chamando atenção para as mercadorias com maior proporção de vendas.
E não esqueça de utilizar a técnica do Cross Merchandising, e agrupar produtos que se completam, caso seu negócio seja uma loja de roupas, deixe sempre blusas próximas a calças, ou looks de manequins prontos próximos a algum acessório como bolsas, sapatos e etc.
Utilize de promoções para atrair clientes
Seja qual for a época do ano, os consumidores gostam de promoções e preços que considerem vantajosos, seja uma porcentagem de desconto, uma oferta compre 1 leve 2, ou até mesmo uma redução de valores na compra de um grande volume de mercadorias. O interessante nesse momento são preços competitivos.
Vale também, a criação de sorteios, o que as vezes se torna até, mais viável, porque podem aumentar suas vendas de maneira significativa, estabeleça um determinado valor de compra, para que o cliente possa participar.
Pense sempre em promoções que serão mais atrativas para o seu público.
Tenha PDVs de atendimento suficiente
Com o aumento do fluxo de clientes, é normal que as filas e o tempo de espera cresçam, e é nesse ponto que você precisa ficar atendo. Um longo tempo de espera, pode significar a desistência de compra para seus clientes. E se o seu concorrente tiver um atendimento mais ágil que o seu, tenha certeza que seu cliente vai preferir comprar lá.
Para contornar essa dificuldade, tem se tornado cada vez mais comum dentre as empresas adotar a contratação de pontos de atendimento extra, para agilizar o atendimento.
Lembre-se que após o período sazonal do fim de ano, o comércio tende a esfriar, o que significa que você deve aproveitar ao máximo as vendas desse período, então a contratação de um PDV extra, frente de caixa, etc, pode ser o diferencial que você precisa.
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