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Promoções de final de ano: como planejar e gerar mais lucros

Algo que sem sombra de dúvidas enche os olhos de todos os lojistas é o final de ano, isso porque essa é uma época ideal para bater metas, conquistar novos clientes, e claro, obter mais lucro. Porém, algumas medidas devem ser tomadas para poder aproveitar ao máximo esse período de aumento significativos nas vendas.

Para encerrar o ano com mais capital de caixa, é preciso estudar o mercado e fazer investimentos corretos.

Os últimos meses do ano são muito produtivos para o varejo. Além de uma injeção de dinheiro no mercado por meio do 13º salário, as datas comemorativas são propícias a troca de presentes. Por isso, para aproveitar esse período e aumentar os seus lucros

No post a seguir, vamos compartilhar com você dicas para lhe ajudar nessa época de final de ano a aumentar de maneira significativas as suas vendas.

 

 

 

Aproveite as datas oportunas

O fim de ano conta com 2 datas que são importantes para o comércio. Em novembro temos a Black Friday, em dezembro o Natal.

A Black Friday, já amplamente popularizada no Brasil, começou como uma data Norte Americana, em que os preços caem significativamente, e serve para limpar os estoques para a chegada dos itens que serão comercializados no Natal.

No Brasil, essa data vem ganhando cada vez mais força e conseguindo efeito positivo, acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, quase um mês antes do Natal.

Não esqueça que é preciso atentar a oferecer promoções vantajosas e reais para os clientes, já que maquiar preços e anunciar descontos falsos gera uma má visibilidade para sua empresa, o que pode lhe trazer uma queda no número de vendas e prejuízos.

 

Já no Natal os lojistas não costumam oferecer descontos em produtos, prefere-se trabalhar com promoções de “compre e ganhe” ou até mesmo sorteios de prêmios para os clientes.

Promoções como essas enchem os olhos dos clientes, e estipular um valor atrativo e ao mesmo tempo lucrativo para o lojista é fundamental.

 

Pensa numa maneira de trazer visibilidade para sua empresa

Você já sabe quais são as datas e os tipos de promoções de final de ano, mas o planejamento está longe de terminar. É necessário pensar na divulgação da ação. Caso tenha uma loja física, as condições promocionais precisam estar à vista na vitrine para todos que passarem por ela.

Também é necessário fazer a divulgação nas redes sociais, desenvolver campanhas de e-mail marketing para sua base de clientes e até mesmo considerar inserções nos meios tradicionais de comunicação, caso você já tenha costume de anunciar dessa forma. Se a loja é online, as dicas são as mesmas, com exceção da vitrine.

É importante conhecer o perfil do seu consumidor e manter uma base de clientes já fidelizada para nutri-la com dados sobre promoções sempre que iniciar uma campanha.

Encurtar a relação com seus clientes, e também, futuros clientes faz com que sua empresa seja sempre lembrada por eles em algum momento, o que facilita muito na tomada de decisões por parte do cliente na hora da compra.

 

Estabeleça metas

Ao lançar uma promoção, é imprescindível estabelecer metas e prazos. Definir qual é seu objetivo de venda e de lucratividade ao início da ação e fazer uma mensuração ao final é essencial para identificar pontos de melhoria, identificar padrões e conhecer o comportamento do seu público diante de uma ação promocional.

Para que todos esses dados sejam válidos e possam, de fato, ser considerados dentro de um planejamento estratégico, é preciso determinar prazos para a duração das promoções. Apesar de a Black Friday durar apenas 1 dia, ela pode se estender por toda a semana. A definição do prazo fica a seu critério. O mesmo vale para as ações de Natal e Ano-Novo.

Um sistema de gestão e automação comercial é essencial para o seu negócio

Por fim, uma dica muito importante e que gera um enorme diferencial competitivo com relação aos seus concorrentes é contar com um software de gestão. Dessa forma, você consegue gerenciar o estoque, os preços, a emissão de nota fiscal, a gestão de compras, a compilação de dados sobre lucratividade e número de vendas, acompanhar as transações em cada ponto comercial, promover auditoria fiscal e muito mais.

Além de conseguir realizar todas essas tarefas de maneira segura, ágil e eficiente, você tem em mãos relatórios com dados relevantes e necessários para o planejamento das promoções de final de ano.

A tecnologia é uma enorme aliada dos empresários e precisa ser utilizada para otimizar as atividades, reduzir erros, fornecer relatórios e garantir segurança em todas as transações.

Conforme mostramos ao longo desse post, é necessário planejar as promoções de final de ano de maneira estratégica para aumentar a lucratividade.

Aproveitando a sazonalidade, estabelecendo metas e objetivos de venda para cada data comemorativa, divulgando de maneira eficiente, selecionando o tipo adequado de promoção, estabelecendo prazos e, principalmente, contando com um software de gestão especializado para gerenciar o estoque e a cotação dos preços, o fim de ano tem tudo para ser um sucesso.

Não esqueça de se atentar sempre a contratar um sistema que atenda todas as necessidades da sua empresa, e uma prestadora de serviços com profissionais qualificados para executar as atividades necessárias, e também lhe oferecer um suporte de qualidade. Conheça as soluções da InfoControl para sua empresa.

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