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Como aumentar o faturamento do seu mercadinho

A cada dia surgem mais minimercados espalhados pelos bairros das grandes e pequenas cidades. Esse fator está ligado aos novos hábitos de consumo. Hoje preferimos comprar em pequenas quantidades, produtos frescos e procuramos por facilidade e comodidade. E isso, só os minimercados podem oferecer.

Nesse conteúdo, vamos te contar tudo que pesquisamos sobre o assunto e dar dicas importantes que aprendemos com o passar do tempo e vivência de mercado.

 

Esteja perto do seu cliente

É essencial que você esteja localizado em um bairro residencial com grande fluxo de moradores. É perto de casa que realizamos essas compras mais emergenciais. Mas há outras formas de estar perto de seu cliente.

Crie outros canais de venda, como grupos no WhatsApp, venda por telefone e até pelo Facebook. Esses canais podem aproximar ainda mais seu cliente. Divulgue com clareza no próprio caixa, verbalmente e em cartazes espalhados pelo Minimercado. É bacana informar esses outros canais de venda também em sua fachada. Não precisa ser nada muito exagerado, coloque junto às informações de horário de funcionamento e formas de pagamento aceitas, por exemplo.

Treine sua equipe para prestar um bom atendimento

Acredite, atender bem o cliente traz muito resultado. Fideliza de forma eficiente e eleva o nível de seu comércio. Além desses motivos, há ainda o fator de que esse é o tipo de comércio em que se está muito próximo do consumidor. Algo que os grandes nunca alcançarão. Então, aproveite essa oportunidade de ouro e ofereça o melhor atendimento possível.

O primeiro passo para que esse atendimento seja, no mínimo, satisfatório, é fazer com que qualquer funcionário seja capaz de responder dúvidas sobre os produtos ou que, ao menos, indiquem alguém que possa respondê-las com rapidez.

Hoje em dia não é difícil encontrar cursos online, gratuitos ou pagos, sobre o tema. Procure se informar e incentive seus funcionários a fazerem o mesmo. Outra forma de investir nesse atendimento qualificado é a parceria com revendedores. Eles podem treinar seus funcionários para a venda de determinado produto e até patrocinar cursos de atendimento. O faturamento dos grandes revendedores com os minimercados tem aumentado muito e eles estão de olho nesse segmento. Aproveite a importância de seu comércio para propor essa parceria.

Comunicação Visual

Não descuide da comunicação visual de seu minimercado. Uma fachada bonita, com uma boa logomarca e o cuidado com o layout interno do mercado, farão toda a diferença. Isso implica em utilizar gôndolas bem distribuídas e iluminar muito bem o interior de sua loja.

Sinalize seus setores de forma clara. Por exemplo, se o cliente está procurando o açougue que está do lado oposto, a sinalização deve estar escrita em letras grandes e num local alto, próximo ao teto, de forma que seja visível de qualquer ponto.

Distribuir cartazes e banners de pessoas felizes fazendo compras é uma das dicas do SEBRAE, para levar ao cliente uma sensação positiva.

Mesmo com atendentes atenciosos, os produtos devem estar visíveis, eliminando aquela sensação de estar perdido entre as gôndolas. Isso vai comunicar que seu comércio é organizado e ágil. Não se esqueça, os preços também devem estar em locais de fácil visualização e próximos do produto, claro. Para isso, utilize etiquetas de identificação nas gôndolas.

Outro fator essencial, ligado à comunicação visual, é a limpeza e conservação. Não descuide jamais da limpeza e mantenha um mobiliário bonito, sem prateleiras quebradas ou mal pintadas. Realize dedetização periodicamente para prevenir pragas e insetos. Uma só barata, aquele pequeno animalzinho tão assustador, pode implicar em perda de muitos clientes de forma definitiva e ainda gerar comentários negativos.

Coloque em prática o marketing de relacionamento

Se você tem uma boa relação com seu cliente, o marketing de relacionamento provavelmente é algo que você realiza naturalmente. Nada mais é do que manter contato, tornar-se próximo e oferecer soluções baseado no que você conhece das necessidades de seu cliente.

Tudo começa na atenção e na simpatia! Mas você pode se diferenciar ainda mais de seus concorrentes criando um programa de fidelidade. Mantenha um bom cadastro de seus clientes. Dessa forma, é possível vincular vendas, manter informações de contato atualizadas e criar ações promocionais.

Feito o cadastro, é hora de pensar em um sistema de pontos que ofereça benefícios aos seus clientes mais fiéis.

Mantenha um bom mix de produtos

Não é simples criar um mix de produtos (conjunto de itens para atender a diferentes consumidores) que atenda aos minimercados de forma geral. Isso porque você precisa definir bem o que seus clientes desejam. É necessária uma boa pesquisa para conhecer os hábitos e necessidades das pessoas que residem próximas ao seu mercado. Vou passar aqui as informações às quais tive acesso no “Minimercado modelo” e que podem ajudar nessa definição do mix de produtos.

É importante manter uma boa variedade de produtos básicos e agregar outros que atendam bem ao público que mais compra em seu mercado. Segundo a cartilha sobre o setor do SEBRAE: “Alguns estudos demonstram que os itens mais consumidos nas lojas, além do básico, são os produtos lácteos, os doces, os salgados, os lanches e os produtos de higiene, como xampu, papel higiênico e sabonete.”

E há ainda os produtos âncora, como o pão francês, que faz o consumidor ir ao menos uma vez por dia em seu mercado. Capriche num produto de qualidade para que seu cliente realmente escolha entrar no seu mercado e não no concorrente. Um bom pão francês aliado à todas as ações citadas anteriormente neste texto, vai aumentar muito seu ticket médio, ou seja, o que cada cliente gasta em média, quando entra em seu comércio.

Exponha corretamente seus produtos

A disposição dos produtos também pode ser determinante. O pãozinho deve estar nos fundos da loja, dessa forma seu cliente vai passar por várias seções até chegar na padaria. É nesse trajeto que devem estar os produtos de compra agregada como frios, por exemplo.

Aproveite bem as pontas de gôndolas, onde os produtos ficam em destaque, para colocar produtos promocionais, lançamentos,  aqueles itens com prazo de vencimento próximo e que você vai colocar em promoção.

Outra dica bacana é colocar os produtos infantis na parte mais baixa da prateleira, destacando aqueles com maior apelo visual. E, em contrapartida, deixar produtos de limpeza ou químicos, nas prateleiras mais altas.

Cuide bem de seu hortifruti. Ele é um diferencial e pode ser uma boa forma de aumentar seu faturamento.

Conte com um bom sistema de Automação Comercial

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