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Dicas para aumentar a produtividade no seu PDV

Os empreendedores e donos de lojas, supermercados e varejo no geral estão em uma busca constante de formas de tornar os colaboradores mais motivados e como aumentar a produtividade das equipes no trabalho. 

Os gestores sabem que colaboradores felizes e estimulados tornam o ambiente de trabalho mais agradável e aumentam os resultados individuais e da empresa.

Ao longo do tempo, por diversos fatores, é comum que eles acabem ficando acomodados com bons resultados, não buscando alcançar metas ainda mais altas. Por isso, é fundamental que os varejistas ou líderes de equipes busquem estratégias para criar motivação, incentivá-los a bater metas e alavancar os resultados.

Caso você não saiba como aumentar a produtividade da sua equipe, não se preocupe! 

Para ajudar sua empresa a bater metas e manter-se em alta no mercado, separamos neste post tudo o que deve ser feito para elevar a produtividade dos colaboradores da sua empresa e aumentar os lucros do negócio.

 

Produtividade

Produtividade se trata de uma pequena matemática básica e se define da seguinte forma: é a relação direta do que foi produzido dividido pelos insumos ou recursos empregados nesta produção.

Conseguiu visualizar essa continha? Se não, não há problema. Portanto, vou trazer um exemplo do dia a dia que vai facilitar o seu entendimento sobre produtividade. 

Imagine que no seu estabelecimento as vendas são anotadas em uma caderneta para que no final do dia você possa conferir o seu faturamento. Logo, cada vez que um cliente realiza uma compra, você escreve manualmente todos os produtos, quantidades e valores que o cliente pagou.

Digamos que para atender um cliente e realizar esse processo você leva 15 minutos e no intervalo de 1 hora consegue atender apenas 4 clientes. Muito tempo e poucas vendas, não acha?

Agora imagine essa outra situação. Ao invés de usar uma caderneta, você utilizar um leitor óptico que captura o código de barras do produto, que por sua vez, lança automaticamente no sistema e registra a venda? 

Com o processo automatizado você atenderia o mesmo cliente em apenas 3 minutos e no intervalo de 1 hora poderia realizar cerca de 20 vendas. Logo, você aumentaria a sua produtividade concorda?

É aquilo que chamamos de fazer mais com menos, ou seja, você usou menos recursos manuais e conseguiu elevar o seu desempenho ao atender clientes. Para ajudar a aumentar a produtividade do seu colaborador no trabalho, separamos algumas outras dicas essenciais. 

Seja um líder exemplar

Quer aprender como aumentar a produtividade do seu time? Então, a primeira atitude a ser tomada é se preocupar com suas atitudes e buscar ser um exemplo para todos os funcionários. 

Na maioria das vezes os colaboradores seguem os passos do líder, sendo ele uma figura de referência. Por isso, seja sempre o primeiro a chegar ao escritório, corra atrás das metas e dos objetivos e esteja sempre aberto para novas ideias e críticas — positivas ou negativas.

Afinal, ao dar um bom exemplo para os funcionários, eles seguirão os seus passos, fazendo com que a produtividade e os resultados da empresa sejam muito maiores e melhores.

 

Captação de novas ideias

Tornar uma prática comum as reuniões de brainstorming é uma ótima maneira de manter todos os colaboradores envolvidos com o negócio e ainda fornecer a oportunidade a cada um deles de apresentar ideias e propor melhorias.

Essas reuniões podem ser feitas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. Portanto, a periodicidade deve ser definida de acordo com os resultados que cada uma das reuniões têm proporcionado.

O brainstorming possibilita o surgimento de novas ideias e projetos, propostas de mudanças de tarefas ou processos atuais. Além disso, também garante que os colaboradores se sintam parte integrante do time.

O que é muito bom! Afinal, os mantém motivados com o trabalho, alinhados com as novidades do negócio e aumentando a produtividade e os lucros.

 

Sempre que possível dê um feedback aos seus colaboradores

As conversas individuais com os funcionários são fundamentais para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e comprometimento de cada um deles com a empresa e com os resultados.

Os feedbacks devem ser dados pelos gestores periodicamente, não somente quando ocorrerem incidentes ou erros, mas também para parabenizar e mostrar como aperfeiçoar ainda mais os resultados, dando direções e orientações.

O feedback dado pelos superiores é uma excelente forma de mostrar como a empresa reconhece todo o esforço do funcionário. Além disso, ajuda que cada colaborador busque desenvolver-se ainda mais e melhorar a produtividade e os resultados pessoais, por saber que terá o devido reconhecimento.

 

Utilize um sistema de Automação Comercial

Por último, não podemos deixar de citar o uso de um sistema de automação para aperfeiçoamento de processos e inovação. Uma vez que o uso de uma ferramenta específica para o gerenciamento da empresa reduz o aparecimento de erros e facilita a detecção de gargalos no negócio.

Utilizando um sistema é possível mapear todos os processos da empresa, acompanhar cada etapa e monitorar constantemente as finanças e fluxo de caixa, entre diversas outras funções.

Ao fazer uso de um programa específico e proporcionando que os funcionários tenham acesso, consegue-se aumentar a assertividade das tarefas desempenhadas por eles, melhorar os resultados e aumentar a produtividade.

Quando for escolher o software para automatizar os processos e facilitar o trabalho dos colaboradores, não deixe de buscar aquele que seja o ideal para o seu negócio e que atenda a todas as expectativas. Somente assim os resultados obtidos serão favoráveis e os lucros alavancados.

 

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