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Dicas para vender mais no dia dos pais

Diante de uma concorrência acirrada, o varejista precisa trabalhar todos os dias para atrair novos clientes, fidelizar os que já tem e manter o sucesso da empresa. Não é uma tarefa fácil, você sabe muito bem disso, mas às vezes estar atento aos detalhes e preparar tecnicamente sua equipe é o que falta para que sua loja alavanque as vendas.

Sua loja está preparada para aproveitar todas as oportunidades geradas pelo dia dos pais? No decorrer desse texto vamos apresentar estratégias que ajudarão a aumentar suas vendas e também o engajamento com seus clientes nessa data especial.

 

Como fazer sua loja vender mais no dia dos pais?

Pesquisas do Google em 2019 informam que o dia dos pais está em alta, tendo como base a data no ano de 2018 as vendas na semana do dia dos pais as melhores nos últimos 6 anos, com um crescimento de mais de 3% em comparação ao mesmo período de ano de 2017. De 2015 a 2018 o número de buscas pelo termo “dia dos pais” no Google cresceu em média 19%. Mas você deve estar se perguntando, se meu varejo é físico porque tenho que me preocupar com a internet?

De acordo com dados levantados pela Conferência Nacional de Dirigentes Lojistas, CNDL, em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito, SPC, 47% dos consumidores pesquisam na internet antes de ir a uma loja física. As informações mais buscadas são: preços, características dos produtos, opinião de outros clientes sobre a experiência de compras.

Você faz ideia de quantos consumidores está perdendo pelo simples fato de não estar presente onde eles estão, nos meios digitais? Investir no mundo online vai além de ter uma simples conta no Facebook, é preciso uma administração profissional, um conhecimento do público e um bom planejamento, caso contrário suas ações podem vir a ser um fiasco. A concorrência no varejo é muito grande, por isso as empresas têm buscado cada vez mais, formas diferentes de atrair os clientes. A internet é um meio bastante utilizado e que tem dado grandes resultados a quem se dedica a ela.

Planeje-se

Estamos a poucos dias do dia dos pais, mas ainda dá tempo de se organizar para que as ações não sejam aleatórias e sem sentido. Vou lhe dar umas orientações práticas do que você pode fazer de planejamento nesse pouco tempo que resta:

Avalie o que foi feito no ano anterior

Como foram as vendas no mesmo período no ano passado? Quais produtos tiveram uma maior e menor saída? Qual forma de pagamento mais utilizada pelos clientes?

Começo esse tópico com algumas perguntas essenciais no processo de planejamento, pois ao entender o que foi feito ano passado você consegue ter uma dimensão de que passos dar ou não esse ano. Por isso, preste atenção também:

  • Quais ações promocionais foram feitas e se elas foram bem recebidas pelos consumidores;
  • como foi feita a divulgação das ações e quais ferramentas utilizadas;
  • em que período as vendas começaram a aquecer;
  • quais erros foram recorrentes, por exemplo: estoque insuficiente, precificação inadequada, mercadoria encalhada, falta de preparo dos funcionários;
  • o que funcionou muito bem, quais os acertos;
  • o que ficou de lição para repetir ou não fazer de jeito nenhum esse ano.

Com essas e outras questões respondidas você pode partir para um outro ponto muito importante, saiba mais no item seguinte.

Analise o mercado e seus concorrentes

Tudo está mudando muito rápido, tendências, produtos são lançados o tempo todo, não estar atento ao que acontece à sua volta é um grande risco para o varejista, pois ele pode perder inúmeras oportunidades de vendas e de oferecer ao seu cliente uma experiência de qualidade.

Como o tempo está curto e o dia dos pais já está chegando, você pode escolher pelo menos 2 empresas varejistas e fazer uma visita, não precisa ser seu concorrente direto, aí fica a seu critério. Mas o que exatamente analisar? 

  • Presença online;
  • ações promocionais;
  • decoração do ambiente
  • qualidade do atendimento;
  • preços praticados;
  • formas de divulgação;
  • opiniões e sugestões dos clientes.

Faça uma lista do que você perceba ser relevante avaliar!

Conheça o comportamento do consumidor

Não estar atento ao seu cliente é um dos maiores erros que os varejistas cometem. Seja um elogio, reclamação ou sugestão, nenhuma opinião deve ser descartada.

Existem diversas formas de conhecer o cliente, no conteúdo, como conhecer o comportamento do consumidor em seu supermercado, você ficará ciente de quais são elas.

Mas especificamente para esse texto, vamos explorar os dados da pesquisa do Google.

O ticket médio por pessoa para essa data é de R$ 298,00. Quase metade, 41% das pessoas, compram os presentes na véspera ou no dia dos pais mesmo, as vendas começam a aquecer uma semana antes.

Prepare o visual da sua loja

Fazer uma decoração temática é uma excelente opção para informar aos clientes acerca do que o supermercado está fazendo para comemorar essa data e para atrair novos clientes.

A visão é um dos sentidos mais usados pelo consumidor na hora das compras, criar um ambiente agradável que estimule esse sentido é essencial para incentivar o consumo.

Além dos cartazes e banners espalhados ao longo da sua loja, vale investir em um espaço temático que favoreça o engajamento dos clientes. Por exemplo, você pode alugar uma cabine de fotos onde os filhos e pais que fizerem um determinado valor de compras possa utilizá-la, essas fotos podem ser usadas para decorar o ambiente e para alguma ação promocional, solte a criatividade.

Alinhe o atendimento

A tecnologia não veio para substituir o ser humano, mas para potencializá-lo, não lembro onde ouvi essa frase, mas a trouxe para esse tópico com a finalidade de lhe lembrar que por mais avançados que sejam seus recursos tecnológicos o cliente gosta de se sentir acolhido e importante.

Se dedicar aos seus funcionários é também uma forma de se importar com os clientes, pois profissionais bem capacitados favorecem o aumento das vendas e a satisfação do consumidor em seu supermercado.

 

Estar preparado para as datas sazonais é de suma importância, pois elas são uma grande oportunidade de atrair e fidelizar clientes para o seu negócio. Para mais dicas acompanhe nossos conteúdos regularmente, e se quiser saber mais sobre as soluções inteligentes da InfoControl para o seu negócio é só clicar aqui.

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