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Reduza a rotatividade de colaboradores na sua loja

O varejo é um dos segmentos que mais emprega no país. Em contrapartida, a alta rotatividade (ou turnover) de funcionários continua sendo o fantasma que tira o sono dos varejistas. Se o “entra-e-sai” de funcionários também anda atrapalhando a sua empresa, continue lendo e descubra algumas dicas de como reduzir a rotatividade do varejo.

 

O que é rotatividade

Também chamada de Turnover, a rotatividade é a medida que engloba as contratações e demissões de colaboradores em uma empresa. Portanto, uma alta taxa de demissões implica em problemas de gestão e que resultam em impactos negativos no desenvolvimento de um negócio.

Em supermercados e empresas do varejo em geral, é um tanto comum ocorrer grandes volumes de contratações, como demissões. Mas, isso não deveria ser um fenômeno natural se observado de perto e quando adotadas as algumas medidas para reduzir essa rotatividade, o que diretamente implica na redução de custos. 

 

Principais causas da rotatividade no varejo

Para resolver um problema de forma efetiva, é preciso atuar diretamente na causa. Porém, antes de mais nada é importante que você identifique os setores que mais sofrem com o turnover.

Os motivos que levam aos pedidos de demissão ou necessidade de substituição também devem ser levados em questão. Assim, as ações corretivas podem ser tomadas de forma direcionada e assertiva.

A sua principal fonte de informação para determinar o que está gerando a rotatividade em sua empresa, são os funcionários que pedem desligamento. Logo, você deve estar preparado para ouvir tudo que estes colaboradores têm a dizer.

Em empresas com processos mais definidos, existe a entrevista de desligamento que é justamente o momento para coletar as insatisfações que determinaram o pedido de demissão do colaborador. Por isso, sejam ouvidos e reflita sobre suas razões. 

 

Capacite seus colaboradores

Desenvolver um programa de capacitação no seu negócio, é mostrar aos funcionários que a empresa está investindo e buscando o desenvolvimento dos colaboradores. Estimulando a qualificação da sua mão de obra, você constrói uma equipe motivada e faz com que os funcionários vejam na empresa um caminho para a vida profissional.

Além disso, os programas de capacitação são uma das formas mais efetivas de conseguir os profissionais que estão em escassez no mercado, como padeiros, confeiteiros e açougueiros, e ainda otimizar o funcionamento da sua empresa.

Priorize o bem estar no trabalho

Para ter colaboradores comprometidos, é necessário que você pense e promova qualidade de vida dentro da sua empresa. Portanto, busque desenvolver um clima de trabalho positivo e um ambiente que possibilite o bom desempenho dos seus funcionários.

Um estudo realizado pela Sodexo em diversos países mostrou os seguintes dados: 

  • 76% das que empresas que investem no bem estar do quadro de funcionários perceberam uma maior retenção de funcionários;
  • 86% relataram maior produtividade;
  • 70% afirmaram ter aumentado a rentabilidade.

Um dos principais erros do varejo, no que se relaciona ao bem estar dos colaboradores, é não tomar cuidado com as escalas de trabalho dos funcionários. Lembre-se que todos os membros da sua equipe precisam ter acesso a momentos de descanso de forma equivalente, sem privilégios para pessoas específicas.

 

Uma remuneração atrativa pode reduzir a rotatividade de colaboradores

É um fato: salários e benefícios não são mais os fatores determinantes para a retenção de funcionários, mas ainda são importantes. Uma maneira de ser justo em relação a remuneração dos funcionários é alinhar os salários do seu varejo com os praticados pelo mercado. Ou, se possível, oferecer valores superiores.

Se você é um supermercadista e ainda não sabe quais valores utilizar como referência na hora de definir a remuneração dos seus funcionários, você pode fazer uma rápida pesquisa sobre média salarial para os cargos que pretende contratar. 

Defina metas e valorize os resultados

Uma empresa que define metas alcançáveis para os seus colaboradores, atua de forma transparente e mostra o que espera como resultado por parte das equipes. Além disso, as metas quando acompanhadas de valorização, são uma das formas mais eficientes de engajar e estimular o trabalho dos funcionários.

A lógica é simples: quanto mais o colaborador se dedica, mais ele ganha em conjunto com a empresa. Bonificações, promoções e aumentos podem ser utilizadas para reconhecer os funcionários, quando houver mérito por parte dos mesmos.

 

Possibilite o crescimento do seu colaborador

A rotatividade do varejo sempre ocorreu de forma mais intensa nos cargos operacionais. Nos supermercados, por exemplo, a os índices de turnover destas funções chegam a quase 18% (Associação Brasileira de Supermercados).

Investir no desenvolvimento de um plano de carreira causa um grande impacto na retenção de pessoas, especialmente em cargos operacionais. Afinal, mostrar aos colaboradores onde eles podem chegar dentro da empresa e o que é necessário para isso, faz com que os funcionários se sintam motivados e comprometidos com seus resultados.

Para elaborar um plano de carreira você precisará seguir alguns passos:

  1. Identifique todos os cargos existentes na sua empresa, descrevendo as atividades e responsabilidades de cada função e determinando as competências e perfis necessários para o profissional.
  2. Tendo em mente todas as funções, analise a estrutura hierárquica da sua empresa, estabelecendo a relação entre os cargos. É importante levar em conta a complexidade das atividades que cada profissional realiza.
  3. Avalie o mercado e identifique as médias salariais e benefícios oferecidos para cada função. A partir dessas informações será possível definir a forma que você irá remunerar cada um dos cargos.
  4. Estabeleça políticas e regras claras para promoção e aumentos salariais. É importante levar em conta a meritocracia, o tempo de empresa, o desempenho e a qualificação do profissional.
  5. Por fim, após definir o seu plano de cargos e carreiras é necessário realizar a implantação. Nesse momento, é fundamental comunicar o programa de forma clara para todos os funcionários. Lembre-se, é necessário realizar a manutenção e atualização deste plano sempre que houver alguma modificação nas atividades.

Recrutamento contínuo

A necessidade de reduzir o turnover é clara, mas é importante ter em mente que a rotatividade do varejo é uma característica que faz parte do setor. Então, uma das soluções para lidar com esse fator, é manter uma seleção contínua de funcionários – e não apenas quando há a necessidade de preencher uma vaga com urgência.

O objetivo do recrutamento contínuo é prevenir a empresa de desfalques no quadro de funcionários e toma por base o turnover médio que a função apresenta. Este planejamento evita que as seleções sejam feitas na correria e reduz a possibilidade de erro na seleção, além de preencher as vagas que surgem mais rapidamente.

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